2016_02_aventureiros_formigarraObjetivo:
Possibilitar experiências que fortaleçam, na criança, a percepção de pertencer ao Reino de Deus.

Texto bíblico:
Provérbios 4.18

Desenvolvimento:
Leia o texto bíblico sugerido e explique que o caminho das pessoas que são tornadas justas porque creem em Jesus e a Ele confessaram os seus pecados vai se tornando cada dia mais perfeito, na medida em que elas vão conhecendo melhor a vontade de Deus, através da leitura da Bíblia, e procuram agradar a Deus, e melhor se apresentarem diante dEle. Conte que os/as primeiros/as cristãos/ãs chamavam a si mesmos/as de “os/as do caminho”, numa referência aos/às que decidiram seguir o exemplo de Cristo no jeito de ser e de se comprometer com a missão do Reino de Deus.

Proponha que as crianças tenham Cristo como sua referência de comportamento e, sempre que precisarem tomar uma decisão, procurem pensar no que Jesus decidiria ou faria naquela situação. Assim faziam “os/as do caminho”: eles/as buscavam seguir os passos de Jesus. Afirme a elas que, se procurarmos agir como Jesus, estaremos caminhando pelos seus passos e isso nos conduzirá, com segurança, a uma vida agradável a Deus.

Tenha algumas papeletas cortadas em formato de pegadas. Em cada uma delas, coloque perguntas de situações do cotidiano das crianças, para que elas possam responder e, depois, fixar essas pegadas em algum lugar visível, para que se lembrem dessa conversa. Por exemplo: Jesus emprestaria materiais para colegas na sala de aula? Jesus mentiria? Jesus voltaria para devolver um troco errado?
Ao final da atividade, ore com as crianças, pedindo que Deus lhes ensine a caminhar como Jesus.

Rogéria de Souza Valente Frigo
Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL EXPOSITOR CRISTÃO DE JANEIRO 2017