2017_07_maos_encontros

Na riqueza da língua portuguesa o verbo encontrar assume muitos significados: ficar frente a frente; passar a conhecer; reaver; ir ter com alguém; juntar-se. Os diferentes significados expressam a multiplicidade de sentidos que a experiência de encontrar-se com algo ou alguém pode nos proporcionar. Este verbo está presente em nosso cotidiano e, quando falamos da vida espiritual, não é diferente. Encontrar-se com Deus é o desejo de muitos seres humanos. Nossa caminhada cristã é fruto de um encontro com Jesus e do desejo cotidiano de permanecer com Ele.

A Bíblia está repleta de histórias de encontros. Jesus é a expressão máxima do encontro de Deus com a humanidade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.1-14). É a partir dessa perspectiva que elaboramos esta nova edição das revistas de Escola Dominical. A partir do estudo de alguns salmos e de encontros entre Jesus e algumas pessoas, desejamos colaborar para que as alunas e os alunos da Escola Dominical tenham a possibilidade de fortalecer o seu encontro com Deus, com a sua comunidade de fé e se tornar um/a agente missionário/a para que outras pessoas se encontrem com o Senhor e Salvador da humanidade.

Assim, como trabalhamos desde 2012, todas as revistas tratarão do mesmo tema. A ideia é fomentar a discussão dos temas com os membros da Igreja para além das suas classes de escola dominical. Nosso sonho é que este material promova encontro entre gerações para discutir os temas estudados nas revistas e que se encontram na vida.

Entendemos que estudar o mesmo tema colabora para o fortalecimento da unidade da Igreja, no entanto respeitando as demandas e peculiaridades de cada faixa etária, temos algumas lições específicas para cada revista. Cada uma possui 23 estudos, no núcleo comum de jovens, juvenis e adultos a revista trará estudos sobre os encontros de Jesus com Zaqueu, com as crianças, Maria Madalena, Tomé, Judas, os 10 leprosos, Simão de Cirene etc., e também os estudos dos salmos 01, 23, 19, 133, 126. As revistas das crianças abordarão alguns desses temas do núcleo comum citado acima, mas também abordarão outros textos dos Evangelhos e Atos dos apóstolos que dialoguem com estes e demais salmos estudados.

Não deixe de partilhar conosco as experiências vivenciadas em sua igreja local com essas e outras revistas. Colabore com o nosso departamento enviando sugestões. Estamos aqui para servir a Igreja.

O encontro com Deus é desafiador, pois nos apresenta um caminho a seguir. O encontro com Jesus é sempre transformador, nos permite ir ao encontro da vida eterna e de encontro com o pecado. O encontro com o Espírito Santo é fortalecedor, pois nele encontramos consolo, poder e graça para seguir adiante.

Que sejam as aulas da escola dominical espaços de um bom encontro com Deus e com as pessoas. Que seja a escola dominical espaço de celebração do Deus do encontro que nos envia a sua Palavra e junto a ela a sabedoria para que outras pessoas, por meio do nosso testemunho como discípulas e discípulos, encontrem a Jesus.

Que Deus nos abençoe.

Pra. Andreia Fernandes
escoladominical@metodista.org.br
Publicado originalmente no Expositor Cristão impresso de fevereiro/2017. Acesse aqui.