2016_02_aventureiros_acecenaObjetivo:
Possibilitar experiências que despertem na criança o desejo de servir a Deus.

Texto bíblico:
1 Coríntios 12.5-11

Desenvolvimento:
Leia o texto bíblico sugerido junto com as crianças e, se houver alguma delas que saiba ler, peça que ela mesma faça a leitura. Explique que o Espírito Santo dá dons à Igreja com a finalidade de que sejam proveitosos para o seu crescimento e fortalecimento. Diga que Ele é quem distribui os dons, mas compete a cada um de nós usá-los com diligência e determinação – não convém escondermos nossos dons, deixando que os/as outros/as trabalhem sozinhos/as. Esclareça que a Igreja é um corpo – um organismo que, para funcionar bem, precisa que todos estejam ajustados e atuando (cada um em seu lugar) – e que o Espírito Santo nos molda, transformando-nos a cada dia. Ele trabalha em nós, produzindo o seu fruto (amor, alegria, paz, perseverança, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio).

Dê a cada criança uma bola (bexiga) de borracha (dessas de festa de aniversário). Peça que encham suas bolas, mas que não as amarrem, e as segurem no alto com firmeza. Dizer que no dia de Pentecostes o Espírito Santo de Deus desceu sobre a Igreja com línguas como de fogo. Peça que imaginem como aconteceu e diga: olhem para o alto e soltem suas bolas AGORA!

Diga às crianças que nossos dons nos são dados pelo Espírito Santo de Deus, pois somos participantes da Igreja de Cristo e que esse dom não é nosso, não depende de nós para existir, existe para servirmos uns aos outros.

Ao final da atividade, ore com as crianças, pedindo que o Espírito Santo de Deus lhes dê dons e lhes oriente a servir movidos por Ele.

Rogéria de Souza Valente Frigo
Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
Publicado originalmente no Expositor Cristão impresso de fevereiro/2017. Acesse aqui.