2016_12_consagracao_mano1correta

Aconteceu no último sábado (4), a consagração do Bispo eleito no 20° Concílio Geral da Igreja Metodista, Emanuel Siqueira, conhecido agora como Bispo Mano. Com a presença de mais de 500 pessoas na Igreja Metodista em Mandaguari (IMM), no Paraná, a reunião registrou uma grande festa de celebração, louvores e homenagens.

O culto foi transmitido ao vivo pelo site da Igreja Local, e contou com a presença do Bispo Luiz Vergílio, eleito como presidente do Colégio Episcopal, Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª Região Eclesiástica, Bispo João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica, e do Bispo Emérito Stanley Moraes, secretário-executivo do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil. O Bispo Fábio Cosme, consagrado em Rondonópolis (MT) no dia 26 de novembro, e o Bispo eleito Paulo Rangel, que será consagrado no próximo dia 17, também foram prestigiar o pastor com o qual compartilham um forte ministério de discipulado.

Representantes da Faculdade de Teologia Metodista (FaTeo), de São Bernardo do Campo (SP), onde o Bispo Mano se formou, também marcaram presença. O pastor e professor metodista, Paulo Garcia, reitor da Fateo, ao lado do Pastor e professor Jonadab Domingues de Almeida, foram responsáveis por homenagear o novo Bispo em nome da instituição. “A gente sempre espera que a nossa formação possa oferecer não só conhecimento bíblico, mas principalmente a plena convicção do chamado e os desafios de vivenciar esse chamado”, afirmou o reitor.

2016_12_consagracao_mano3A IMM, que acolheu o pastor nos últimos 20 anos de ministério, apesar de ter organizado e promovido uma grande festa, se  mostrou uma comunidade já saudosa daquele que reconhecem como um pai dessa grande família. A esposa, Cláudia Siqueira e os filhos Pedro e Adriana, também receberam todo o carinho da igreja, retribuído nos emocionados discursos de agradecimento da família episcopal.

Representantes de várias Regiões Eclesiásticas (RE) também estiveram presentes, incluindo da 7ª RE, para qual o Bispo Mano foi designado e onde já esteve no último final de semana de novembro durante o Concílio Regional, sendo apresentado e acolhido pela comunidade que aguarda sua chegada a partir de janeiro de 2017.

“É um misto de emoções. A alegria pela função que a igreja designou para gente, reconhecendo e acreditando no nosso ministério, mas também é uma tristeza. É uma família, filhos e filhas de 20 anos de ministério aqui em Mandaguari que a gente vai deixando para trás”, afirmou o Bispo recém consagrado.

O Bispo Mano também disse ao Expositor Cristão que sempre define seu ministério com a frase “Conhecer à Cristo para torna-lo conhecido”, e será essa a sua ênfase para o próximo período. Essa realidade ficou clara em sua mensagem, que destacou a importância de conciliar os diferentes ao ouvir a direção do Espírito de Deus.

Depois de ler a passagem sobre o novo nascimento, o Bispo frisou o verso 8 do capítulo 3 de João. “O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito”, leu e repetiu a leitura, explicando que apesar de planejamentos, Deus usa várias formas para nos surpreender. Após a ler também a passagem de Atos 8:1-4, o Bispo contou a história de seu ministério pontuando as diversas vezes que traçou um plano, mas foi redirecionado para vontade de Deus que era diferente da sua.

“Chegamos aqui em 1997 e o meu objetivo era passar no máximo cinco anos em Mandaguari. Nós estávamos há 20, mas se dependesse de nós e eu creio que da igreja, ainda ficaríamos muito mais tempo, mas os planos do Senhor eram outros”, afirmou ao compartilhar a última mudança de planos que viveu: o Episcopado.

2016_12_consagracao_mano2

O culto foi finalizado com uma série de homenagens em forma de vídeos, presentes e cartazes preparados pelos vários grupos da IMM, momento seguido de quase 1 hora de confraternização entre os presentes, que tinham dificuldade para explicar o sentimento na igreja, mas que de forma geral afirmaram levar o trabalho de crescimento que metodistas de Mandaguari tem vivido nos últimos anos, com a Graça de Deus. Você confere a matéria completa com a Consagração dos/a novos/a Bispos/a da Igreja Metodista no Brasil, no Jornal Expositor Cristão de janeiro.

Confira também como foi a Consagração do Bispo Fábio Cosme e da Bispa Hideíde Brito Torres.

Texto e fotos: Sara de Paula

ASSISTA EM BREVE O VÍDEO DA CONSAGRAÇÃO

Youtube

Confira abaixo o álbum de fotos completo

Consagração Bispo Mano

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar