eleicoes-eua

Na próxima terça-feira (8), acontecem as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. A Igreja Metodista Unida (IMU) lançou a campanha “Portanto Vota” para incentivar a participação de metodistas nas eleições e na educação política de imigrantes para fortalecer o processo democrático no país.

A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump têm realizado campanhas com discursos bem diferenciados que polarizam opiniões, inclusive entre cristãos.

Pela primeira vez desde maio desse ano, a pesquisa eleitoral realizada em conjunto pela “ABC News” e pelo “Washington Post” mostra o magnata à frente nas intenções de voto, com 46% contra 45% da ex-secretária de Estado. Considerando a margem de erro de 3% percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão praticamente empatados. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de outubro e publicada no dia 1 de novembro, faltando apenas uma semana para as eleições.

A Campanha – em um contexto de Crise Humanitária mundial, um dos temas da discussão eleitoral é a posicionamento dos candidatos em relação aos imigrantes que vivem hoje nos EUA. A IMU, por meio da organização que trabalha com a comunidade hispânico-latina, lançou uma campanha incentivando as pessoas a exercerem o direito ao voto. A campanha “Portanto Vota” é uma iniciativa da organização de Metodistas Associados Representando a Causa dos Hispânicos Americanos (MARCHA), e conscientiza sobre a importância da participação política de pessoas de fé, em um país onde o voto não é obrigatório.

“Como parte dos princípios sociais da IMU, a responsabilidade política dos cidadãos deve ser matéria de educação e discussão nas igrejas locais, por isso colocamos a disposição uma série de entrevistas cujo conteúdo responde a tópicos importantes para a formação do povo metodista unido”, afirma a matéria publicada pela agência de notícias da instituição.

Um dos convidados para participar da série de vídeos da campanha foi o brasileiro Rev. Jorge Domingues, que atua como Secretário Executivo para Migração e Trabalho com Refugiados dos Ministérios Globais. “Metodistas Unidos tem uma história e uma tradição de serem envolvidos não somente em política, mas na sociedade como um todo”, afirma o pastor na abertura da entrevista publicada no final de outubro.

A série traz importantes tópicos que devem ser discutidos nas igrejas, como por exemplo, a participação política como uma tradição metodista. “Uma campanha ou uma batalha” é o tópico que pretende trazer metodistas ao diálogo sobre a diferença dos candidatos à presidência norte americana, afirmando que a participação de cristãos pode melhorar o nível da campanha.

Imigrantes – outro destaque é a importância e respeito que a campanha dá ao tema da imigração, falando sobre a limitada participação política dos próprios imigrantes nessa discussão e afirmando que o papel da igreja em educar membros e comunidades hispânico-latinas faz toda a diferença no processo político do país.

A iniciativa foi inspirada pela organização Metodistas Associados Representando a Causa dos Hispânicos Americanos (MARCHA), apoiada pelo Plano Nacional de Desenvolvimento do Ministério Hispânico/Latino da IMU (NPHLM) e realizado pelo escritório de Comunicações Hispânico-Latinas da Agência Metodista Unida de Comunicações (UMCOM).

Confira a lista completa dos oradores: Bispa Sally Dyck da Conferência Anual do Norte de Illinois; o Rev. Jorge Domingues, Secretário Executivo para Migração e Trabalho com Refugiados dos Ministérios Globais; Guillermo Chacón, Diretor da Comissão Latina sobre o SIDA do estado de Nova York; a Revda. Fabiola Grandon Mayer, pastora da IMU Centennial em Rockford Illinois; Delia Ramírez, Diretora Suplente da Sociedade para Renovação Comunitária e Vice-presidente da MARCHA; Kara Crawford, Coordenadora de Programas para o Desenvolvimento do Lidetato e dos Ministérios Globais; Jesús Chuy García, membro da Junta de Comissionados para o Condado de Cook e ex-candidato a prefeito de Chicago; QuiShaun Hill, líder de Louvor da IMU Novo Dia e Assistente Administrativo do Distrito Metropolitado da Conferência Anual de Nova York; e Joy Eva Bohol, missionária dos Ministérios Globais.
Confira abaixo o vídeo onde o Rev. Jorge Domingues apresenta sua reflexão sobre a campanha.

CLIQUE AQUI para conferir todos os vídeos da campanha em espanhol

Escrito por Sara de Paula
Com informações da UMCOM
Imagens oficiais de campanha dos candidatos