Foto: Leandro Souza

Foto oficial do encontro | Leandro Souza

2016_11_antoniocarlos_pregacao

Aconteceu no último final de semana o Encontrão Nacional de Jovens da Igreja Metodista no Brasil (IMB), na Escola de Missões (IMForM), em Teresópolis (RJ). O evento contou com a presença de convidados especiais, como Rodrigo Soeiro e banda e Ministério de Louvor Pedras Vivas. Os Bispos Adonias Pereira do Lago, atual presidente do Colégio Episcopal da IMB e João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica também estiveram presentes ministrando sobre o tema principal: Essência e Relevância.

O Bispo Adonias Pereira do Lago trouxe um estudo aos jovens com base na personagem bíblica de Josué, como exemplo de um jovem íntegro que vivenciou um discipulado prático. Antes de iniciar a mensagem, o Bispo ainda fez uma ministração sobre família, falando sobre sua esposa Marta e como um relacionamento desenvolvido na presença de Deus faz a diferença. “Em muitos lugares eu tenho orado para que os solteiros encontrem a pessoa certa”, explicou o Bispo antes de interceder pelo futuro dos presentes. Assista a pregação na íntegra.

2016_11_bispojc_encontraoKingspride Hammond foi um dos convidados internacionais do encontro. Ele é idealizador do Projeto Missionário Alabastro, criado em 1998 nos Estados Unidos e executado desde 1999 em Gana, Norte da África. Juntamente com sua esposa e outros missionários, Kingspride tem avançado com o projeto e alcançando vidas através da prestação de serviços de duas clínicas: uma de olhos e uma dental. O projeto tem como foco a evangelização da população local e o fortalecimento das igrejas existentes. Sua mensagem foi traduzida pelo Bispo João Carlos Lopes, e está disponível online. Acesse aqui.

João Carlos Lopes, Bispo presidente da 6ª Região Eclesiástica, também levou uma ministração especial aos jovens, além de ser o tradutor dos palestrantes internacionais. O Doutor em Missiologia é fundador da Escola Metodista de Visão e Ação Missionária e presidente do Conselho de Bispos e do CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe). Além disso, João Carlos também é Bispo assessor da Confederação de Jovens metodistas.  Assista aqui a pregação.

Antonio Carlos Costa – Um dos destaques entre os convidado para ministrar aos jovens metodistas foi o Pastor Antonio Carlos Costa, teólogo, pastor, escritor, jornalista e fundador presidente da ONG Rio de Paz, instituição engajada na redução das violações dos direitos humanos. A organização presidida pelo pastor é filiada ao Departamento de Informações Públicas da ONU e desenvolve ações criativas, pacíficas e inclusivas que chamem a atenção das autoridades públicas para a gravidade das situações de violência vividas no Rio de Janeiro.

Imagem da manifestação de 2009 na Praia de Copacabana

Manifestação de 2009 na Praia de Copacabana | Foto: Simone Villas-Boas

O tema proposto para o pastor ministrar no encontro foi “Missão da Igreja no mundo”, seguindo a principal ideia de “Essência e Relevância” assunto trabalhado pela Confederação de Jovens no último período. Seguindo esse foco, o pastor destacou como sua missão passou por uma grande transformação nos último anos. Explicou que em 2006, durante os massacres que aconteciam nas comunidades carentes do Rio de Janeiro começou a se sentir muito incomodado. “Não da mais para ser ministro na cidade do Rio de Janeiro como eu tenho sido”, pensou.

Costa aproveitou a oportunidade para explicar aos jovens sobre a diferença das áreas de atuação da Igreja. “Passei a fazer missão no andar de baixo”, afirmou ao dizer que tinha trabalhado até então no andar de cima do ministério, pastoreando, plantando igrejas, organizando encontros, oferecendo apoio aos angustiados e realizando outras tarefas indispensáveis. “Eu vou morrer declarando que a principal missão da igreja no mundo é pregar o evangelho”, disse, mas questionou sobre os frutos que a Igreja na “outra ponta”.

Com uma pregação de questionamentos, o pastor ainda destacou um dos principais problemas que tem com o protestantismo hoje. “Por que nós não temos cristãos sendo perseguidos por causa da justiça? […] Quantos são objetos do ódio do governador do seu estado, ou despertam a fúria do prefeito? […] Quantos tem sido caluniados por ficarem do lado do pobre, do oprimido, daquele que sofre violação de direitos?”, perguntou.

Você tem acesso a pregações, palestras e momentos de louvor registrados durante o Encontrão Nacional de Jovens acessando o site e redes sociais do departamento. Clique aqui e saiba mais. 

Confira a pregação na íntegra do Pastor Antonio Carlos Costa no canal da Confederação Metodista de Jovens, que registrou a mensagem. Acesse aqui ou assista abaixo.

 

Redação EC
Com informações da Confederação Metodista de Jovens