2016_11_adonias_cogeam

A última reunião ordinária da Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) aconteceu na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (Fateo) nos dias 11 e 12 de novembro. A atual composição se reuniu também com os novos membros eleitos/as no 20º Concílio Geral para o próximo quinquênio. Foi um tempo de partilha entre os membros (novos e atuais) das Regiões Eclesiásticas e Missionárias.

Para o pastor José Pontes Sobrinho da 4ª RE, a nova gestão caminhará sob as orientações de Deus. “Nossa expectativa é que, em unidade, possamos dialogar, orar e ajudar a amenizar os problemas que envolvem nossas instituições. Creio em Deus e na graça d’Ele para dar continuidade e não continuísmos”, disse o pastor.

O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, Presidente do Colégio Episcopal para o próximo quinquênio (2017-2021), ao saudar os/as presentes, falou sobre a importância do trabalho em conjunto. “Temos a honra de presidir e trabalhar com esse grupo. Portanto, vocês precisam saber o que a gente pensa. Quais são os princípios que fundamentam as nossas ações”, disse o bispo que assumirá a presidência a partir do próximo ano.

Membros eleitos no 20° Concílio Geral também foram convocados

Membros eleitos no 20° Concílio Geral também foram convocados

Para os membros que participaram da gestão 2012-2016 fica um alívio. “Creio que fizemos o que era para ser feito e o que o Senhor colocou em nossas mãos. Estamos saindo, mas deixamos nossas marcas em meio a muitas lutas e desafios”, disse a pastora Giselma de Souza Almeida Matos, da 1ª RE.

O Bispo João Carlos Lopes participou de quatro gestões e deixou uma mensagem para quem está chegando: “Participar da Cogeam realmente é uma experiência de aprendizagem. Concordo que queremos chegar e tentar resolver tudo, mas entendemos que nossa responsabilidade é tratar a Igreja com seriedade. Precisamos caminhar, e na Cogeam temos o reconhecimento dos dons específicos. Ninguém sabe tudo e ninguém é capaz de tudo. Deixa Deus usar as pessoas de acordo com os dons que cada um/a tem”, alertou o Bispo.

A Cogeam eleita em julho deste ano no 20ºCG elegeu a vice-presidente e secretária e ajustou as datas das reuniões e eventos nacionais. Definiu também o alvo para a Oferta Nacional Missionária em 800 mil reais para 2017.

OFERTA MISSIONÁRIA 2017

Alvo Nacional: 800 mil reais

35% Norte
35% Nordeste
10% Missionária
10% Social
5% Fundo de Emergência
5% Comunicação

Rede Metodista de Educação

O vice-presidente do Consad, Valdecir Barreros, explicou que a Rede Metodista de Educação (RME) avançou. “Como Rede demos o passo certo. Foi entendido pelo Consad que tínhamos que mexer na questão operacional. Temos problemas, mas a situação está no caminho certo. Estamos finalizando essa etapa dentro de nosso planejamento”, disse Valdecir.

.
O diretor-geral da RME, Robson Ramos de Aguiar, destacou o potencial da Rede Metodista. “Hoje temos em torno de 56 mil alunos/as, e em 2021 queremos chegar a 100 mil alunos/as. Estamos bem posicionados/as em relação ao mercado e queremos crescer. O trabalho precisa de uma equipe boa para crescer e impulsionar a Igreja”, disse Robson.

.
A RME apresentou o relatório Caixa e ficou de encaminhar nos próximos dias o Orçamento Contábil para análise e aprovação ou não da Cogeam, do Orçamento 2017.

 

20º Concílio Geral

O secretário executivo do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista, Pastor Jonadab Domingues Almeida, teve uma breve participação na reunião para apresentar o relatório do 20ºCG. “Não trabalhamos sozinhos/as, toda a equipe da Sede Nacional, da infraestrutura da Rede Metodista fez um trabalho e nos apoiou para fazer aquilo para que fomos nomeados/as”, destacou.

.
O Pastor Jonadab destacou também, entre outros dados, o trabalho realizado pela equipe do Expositor Cristão. “A equipe do Jornal Expositor Cristão contou com representantes de várias regiões, além de disponibilizar todos os materiais em áudio, vídeos e textos na internet”, disse o Pastor.

.
Para o vice-presidente da Cogeam (2012-2016), Eric de Oliveira Santos, o 20ºCG foi muito bem organizado. “Estava tudo sob controle. Ninguém estava correndo para organizar nada de última hora. Foi uma organização excelente de toda a equipe”.

.
Luiz Roberto Saparolli (vice-presidente da Cogeam 2017-2021) fez outro destaque. “O ambiente foi bom, o 20ºCG foi cansativo por ser um Concílio Geral; mesmo sendo uma área rural, as transmissões funcionaram normalmente. Parabenizo a vocês pelo trabalho”, destacou.

Conheça a Cogeam 2017-2021

 

Escrito por José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão impresso de dezembro