unimep_posse

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) tem novo Reitor, Márcio Moraes, 59 anos. A posse ocorreu no dia 21 de outubro no Teatro Unimep e contou com a presença de líderes da Rede Metodista de Educação e da Igreja Metodista no Brasil, incluindo o Bispo eleito como novo presidente do Colégio Episcopal, Luiz Vergílio Batista da Rosa.
O ato foi passado pelo professor Gustavo Jacques Dias Alvim, 80, que deixa o cargo de reitor após convite para atuar como assessor pedagógico das instituições de ensino superior da Educação Metodista.
A mídia local destacou a fala do novo reitor que menciona a intenção de aproximar a instituição educacional das empresas de Piracicaba e região. Para Moraes, a principal expectativa é conseguir dar continuidade ao projeto educacional enquanto busca essa aproximação. “Só é possível atuar nesta função se for colegiadamente. Tenho expectativa de conseguir aproximar ainda mais a universidade das empresas e despertar nos/as mais de 50 mil alunos/as formados/as aqui o desejo de envolverem-se novamente com a Unimep”, afirmou o novo reitor.
O Bispo Luiz Vergílio da Rosa foi o responsável por entregar o termo de posse ao novo reitor e trouxe uma reflexão sobre os desafios de se dirigir uma instituição confessional. “Exercer uma função em uma Reitoria requer reconhecer outros diferentes níveis de lideranças ou postos de liderança, e transitam sobre lugar e não lugares (rea­lidade percebida e realidade sonhada). Ou seja, administrar certezas e incertezas, vivenciar Utopias”, afirmou o bispo em seu discurso introduzido com menções ao livro Utopia, de Thomas More.
O Bispo Luiz levou uma mensagem de incentivo ao pensamento crítico em uma sociedade que busca entender o papel da educação, principalmente em uma instituição confessional. “Nossas instituições devem ser lugares de transformação, de criatividade e formação de um caráter ético, que considere o valor do convívio comunitário e da equidade na administração do bem-estar social. Em outras palavras, lugar para aprender a viver em comunidade”, afirmou.

Confira o texto completo do Bispo Luiz durante a posse.

Redação EC
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão impresso de dezembro