Imagem: Ricardo Bissolato

Imagem: Ricardo Bissolato

O 24º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças reuniu quase 90 pessoas motivadas pelo tema “A alegria de produzir frutos no trabalho com crianças”, nas dependências da Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo/SP, nos dias 23 a 25 de setembro. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos para atuar no trabalho com crianças, enriquecer a prática pedagógica, sensibilizar as pessoas que trabalham no ministério infantil nas áreas da educação cristã.

Em anos anteriores o Encontro contou com 110 pessoas, ou seja, houve uma diferença percentual de 18% para menos. No entanto, quantidade não é qualidade, como aponta a coordenadora do departamento nacional, Rogeria de Souza Valente Frigo. “O diferencial deste ano foi o clima do encontro de um modo geral. Todas as pessoas estavam alegres de poder participar de mais esta edição, além da troca de experiências que é sempre marcante. Isso é o que conta no final”, disse.

“O encontro foi um convite para pensarmos na criança de maneira integral. Não nos restringimos a aperfeiçoar métodos de ensino e ideias para os ministérios locais, mas pensamos e discutimos questões preocupantes e atuais na vida das crianças.”
Marcia Elizabeth de Andrade Leitão Santiago – Remne

Cinco palestras foram oferecidas no evento, são elas: Como proteger as crianças no mundo digital, Rótulos que discriminam a criança, Crianças e o consumismo, Obesidade infantil e, Pastoreando o coração da criança. Também constou na programação seis oficinas com temas diversos, além de uma caminhada temática de 40 minutos da qual todos/as os/as inscritos/as puderam participar.

Participação

José Roberto Doroteia Reis saiu da cidade de Volta Redonda/RJ com a esposa, Raquel Gomes, para participar. “Participei pela primeira vez e
valeu muito a pena pela abrangência dos temas abordados, por exemplo, a Telma ministrou sobre os ‘Rótulos que discriminam a criança’. Ela teve um cuidado muito especial para trabalhar o assunto”, disse.

O assessor do Departamento Regional de Trabalho com Crianças da 3ª Região Eclesiástica, Pr. Glauco Antônio Siqueira, veio de Indaiatuba, interior de São Paulo, para aprender com as outras regiões. “A ideia é fortalecer o trabalho nas igrejas locais, e saber o que as outras regiões estão fazendo é importante. Foi uma experiência bastante proveitosa e edificante. Mesmo fora do eixo Rio-São Paulo há muitas coisas boas sendo realizadas.

“Fui convidada para ajudar nas oficinas, mas recebi muito mais do que doei. O Encontro teve grande impacto na minha vida e ficou bem latente a necessidade de nos envolver cada dia mais com essa geração e ajudá­-la na caminhada com Cristo.”
Marcia Elizabeth de Andrade Leitão Santiago – Remne

O pastor Glauco participou da Oficina “Como Proteger Crianças no Mundo Digital”, ministrada pelo Missionário Designado (MD) Alexandre Tavares. Para o pastor, foi um tempo proveitoso. “Foi muito boa a palestra sobre como se prevenir dos riscos digitais. Passar para a comunidade o que aprendemos será essencial, pois nem sempre estamos no controle de tudo”.

Roziane Andrade da Silva Motta também veio de longe. Ela saiu da cidade de Colatina/ES em busca de algo novo para seu ministério. “Tive interesse de participar e buscar o diferente. Conhecer outras cidades e saber como funciona o trabalho com as crianças em outros estados é primordial”, disse Roziane, que participou pela primeira vez.

A iniciativa de Roziane vai além de participar do encontro nacional. “Quero compartilhar aquilo que pode dar certo em minha cidade. Considero excelente a troca de experiências, e conhecer a realidade do ministério com crianças pelo Brasil afora foi fantástica. Ano que vem quero voltar”, finalizou.

>> Todo o material das palestras, oficinas e fotos você encontra no site nacional www.metodista.org.br.

Escrito por José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de novembro

Confira abaixo o álbum completo do encontro.
Fotos de Ricardo Bissolato

Encontro Nacional De Pessoas Que Trabalham Com Crianças

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar