2016_10_outubrorosa_bentogoncalves
#PorVocêRose

Com essa hashtag nas costas e no coração, membros da Igreja Metodista de Panambi se organizaram e formaram o único bloco de uma Igreja Evangélica da cidade na passeata de conscientização da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul no dia 8 de outubro em Panembi, no Rio Grande do Sul.

A metodista Rosemari inspirou sua igreja a substitui-la na passeata contra o câncer

A metodista Rosemari inspirou sua igreja a substitui-la na passeata contra o câncer

Rosemari Oliveira Lima, a Rose, por quem a igreja participou do evento, frequenta a Igreja Metodista em Panambi com praticamente toda família. “Temos participado da passeada nos últimos 8 anos pela Rosemari e ela sempre foi conosco, mas nesse último ano está impossibilitada”, explicou Sheila de Oliveira Santos, irmã de Rose ao contar como a Igreja decidiu suprir a falta de Rose no evento, a representando como sua igreja e corpo depois de sua última internação. “Fizemos por ela. Para mostrar apoio como família e como igreja”, concluiu Sheila.

Considerada por todos como um milagre, Rose já enfrenta as complicações da doença há quase nove anos. “Ela é uma irmã jovem e pela medicina ela não estaria mais viva desde 2010”, conta o Pastor Troi Clai Dias Denis, responsável pela IM em Panambi. “Ela é uma fortaleza”, expressa orgulhoso o pastor ao dizer que a igreja tem caminhado junto com a paciente e sua família realizando visitas e orações, apesar de não serem uma comunidade tão numerosa.

Na faixa principal carregada pelo grupo da Igreja Metodista, a questão “Você tem feito o auto exame?”, chamava a atenção do público, e continuava afirmando: Igreja Metodista envolvida nessa missão. Sheila explicou a dificuldade que tem sido conviver com a doença afetando um ente querido, e por isso ressaltou a importância da Igreja estar sim, engajada nessa causa. “Eu acho que uma das missões da igreja é estar envolvida com as pessoas. a preocupação com as pessoas. É isso que a gente quis mostrar. Que a Igreja Metodista tem que estar envolvida com isso também, pois a igreja é um corpo. Se um membro do corpo sofre todos sofrem com ele e a Rose é parte do corpo”, defendeu.


O fotógrafo Duo Carmo também registrou o evento e a equipe da IM.

O Pastor Troi Clai tem vivido a experiência de pastorear não só uma pessoa que enfrenta um câncer, mas uma família e uma igreja que enfrentam lado a lado os obstáculos trazidos pela situação. “É um desfio”, respondeu o pastor ao ser questionado como é estar a frente de uma comunidade que vive essa realidade. “Como pastor é uma situação delicada, pois vemos a família e sofremos juntos. Quero aquele âmbito familiar curado na verdade, mas se ela partir, partirá no Senhor”, explica o pastor ao compartilhar novamente sobre o milagre que é a paciente já ter vivido pelo menos seis anos a mais do que seus médicos previam quando a doença foi diagnosticada.

A participação da Igreja durante a caminhada foi tão relevante, que a presidente da Liga Feminina de Combate da cidade e o Pastor Troi combinaram um dia para ela pudesse levar orientações sobre o auto exame no Chá da Primavera da igreja. O evento foi adiado em solidariedade à família de Rose assim que ela foi internada.

Não pudemos falar com o Rose por conta de sua internação, mas convidamos Igrejas Metodistas de todo país a orarem pela vida e família de metodistas que, assim como Rose, tem representando em sua comunidade a fé e o serviço ensinado no Credo Social da Igreja Metodista. O documento defende entre outras ideias que “o sentido cristão de humanidade só pode ser alcançado em uma sociedade na qual as pessoas tenham vida comunitária, consciência de solidariedade humana e de responsabilidade social”.

#PorVocêRose.

10

O Expositor Cristão publicou no início do mês de outubro o material divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), com dicas para igrejas realizarem o trabalho de diferentes formas em suas comunidades, falando principalmente sobre a importância do auto exame, como fez a passeata.

Se a sua Igreja também tem se mobilizado durante o mês de outubro, e quer contar mais sobre o trabalho, escreva para expositorcristao@metodista.org.br e envie as fotos do evento, ou o link de onde elas foram compartilhadas.

Confira abaixo as fotos disponibilizadas por Denise Braga Dias, esposa do Pastor Troi Clai.

Outubro Rosa | Metodista Panambi

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Escrito por Sara de Paula

Comentários