Hoje, 11 de outubro, comemora-se o Dia da Pessoa com Deficiência Física. De acordo com o IBGE, 6,2% dos brasileiros/as possuem algum tipo de deficiência física. O país também acaba de apresentar a Paralimpíada Rio 2016, mantendo a delegação de atletas paralímpicos brasileiros entre os 10 primeiros do ranking geral da competição, o que fortaleceu o debate da preocupação geral com a inclusão dessas pessoas não só no esporte, mas no em todas as esferas da sociedade.

O Expositor Cristão de outubro trouxe uma matéria especial sobre as Paralimpíadas (leia aqui), que contou com a presença de metodistas assistindo ao evento, e também jogando no time vencedor do Futebol de Cinco. “Ser campeão Paralímpico, foi e está sendo uma coisa incrível na minha vida”, afirmou o goleiro Luan Lacerda ao jornal.

A questão da inclusão de pessoas com deficiência também foi debatida durante o 20° Concílio Geral da Igreja Metodista, que começou em julho, em Teresópolis (RJ). Durante o mês de setembro representantes da IM brasileira ainda se reuniram para aprovar a proposta que sugere a capacitação de pessoas para trabalhar com esse público dentro da comunidade de fé.

2016_10_danieldias_ibab

Daniel Dias em evento na IBAB | Rodrigo de Britos

Como um assunto dentro da Expansão Missionária, a proposta contempla cursos de capacitação para pessoas vocacionadas a trabalhar com surdos, por exemplo. “A ideia é que seja ensinada a linguagem de libras e alcance as Regiões Eclesiástica e Missionárias”, explica o texto publicado na edição de outubro do Jornal Expositor Cristão (leia aqui). Ela também é uma sequencia da ação missionária discutida e aprovada no Rio de Janeiro, colocada em debate pelo Pastor Enoque Rodrigo de Oliveira Leite, que é cego e atua na 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista (leia aqui).

Outra comunidade que abriu espaço para a questão, foi a Igreja Batista da Água Branca (IBAB), em São Paulo, que recebeu no último final de semana o atleta paralímpico, Daniel Dias, para o evento Cara a Cara. Nosso jornal esteve presente para entrevistar o palestrante. A matéria será publicada na edição de novembro do Jornal Expositor Cristão, mas você já pode assistir e compartilhar ao teaser.

Há ainda mais uma área da Igreja Metodista no Brasil que trabalha constantemente pela inclusão: o Ministério Emanuel. Esse ano o grupo realizou a Conferência Internacional de Missão Integral e Cultura Surda no Rio de Janeiro e Belo Horizonte (leia aqui). Os líderes colaboram para que a igreja tenha não só a consciência de que deve se preparar para trabalhar com essas pessoas em um evento, mas especialmente ao criar um ambiente onde elas consigam se comunicar e ouvir o evangelho com qualidade.

Se inscreva em nosso canal, para curtir e compartilhar o teaser da conversa com Daniel Dias.

Leia também todas as matérias do nosso site que trazem o tema Inclusão Social.

Escrito por Sara de Paula