2016_08_saf_olimpiadas

Voluntários do SAF e Universidade Metodista realizam tarde de jogos com crianças do projeto

Aconteceu no último sábado (27) as Olimpíadas do Projeto Sombra e Água Fresca (SAF) no Colégio Metodista de São Bernardo do Campo (SP).

Projeto Sombra e Água Fresca é uma rede de projetos da Igreja Metodista no Brasil, desenvolvida pelas igrejas locais e instituições para atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O Projeto foi organizado para ajudar igrejas locais a desenvolverem atividades sócio-educativas como uma alternativa às ruas e às situações de risco.

Crianças atendidas pelo SAF nas Igrejas Metodistas de Vila Planalto e Jardim Ipê, em São Bernardo do Campo, participaram de um circuito de atividades esportivas no Colégio Metodista, com a programação organizada com a ajuda da professora e psicóloga Suzana de Mello Contieri, também é envolvida com o projeto. Alunos do curso de Educação Física da Universidade Metodista se disponibilizaram para atender uma turma cheia de energia!

2016_08_saf_olimpiadas2

Premiação das crianças no pódio

A abertura ficou por conta do Pastor Jonatas Cavalheiro, que atua na IM do Vila Planalto, explicando para crianças e voluntários a importância do evento. Após realizarem uma oração e a execução do hino nacional, a turma foi divida por idades, e encaminhadas aos grupos de estudantes que realizaram corridas, competições com obstáculos, brincadeiras e várias atividades com o objetivo de desenvolver a interação entre a criançada.

O SAF atua com esportes, música, artesanato, reforço escolar e outras atividades lúdicas que garantem a permanência de cerca de 3 mil crianças no projeto em todo país. As Olimpíadas revelaram como o projeto trata cada criança como prioridade absoluta, se preocupando inclusive em premiar todas elas no fim do evento, com direito a subida no pódio e medalhas.

O Expositor Cristão conversou com alguns dos estudantes que conduziam a programação ao lado dos pais e voluntários do projeto, que se divertiam tanto (ou até mais) que a criançada. “Topei participar pelo clima. Acho bem legal trabalhar com crianças e cuidar delas. É muita brincadeira e todo mundo gosta de brincar”, contou Fernando Viana Kuhn, estudante de

2016_08_saf_olimpiadas3

Rosicler Ribeiro, coordenadora do projeto e Suzana Contieri, professora e psicóloga voluntária

Educação Física da Universidade Metodista. Fernando também considerou o projeto como algo exemplar. “Vamos no futuro expandir essa parceria com a Metodista”, sugeriu depois de comentar como as crianças ficaram à vontade com os estudantes, que passaram a ser tios e tias na tarde de sábado.

Talita Marcílio dos Santos, estudante de Educação Física que também atua dando aula de atletismo em outro projeto social, também elogiou a inciativa. “Não conhecia (o SAF) mas foi super bacana! Crianças cheias de energia, a uma galera que fez um trabalho bem produtivo e gostoso”, afirmou a estudante.

Os alunos do curso de Educação Física da Universidade Metodista compartilharam que o convite foi feito pela professora Suzana no fim de uma palestra. “Gente, o pessoal da psicologia precisa de ajuda. Vamos ajudar? Na sexta feira a gente se reúne e sábado a gente está aqui”, convidou a psicóloga. A resposta veio com a presença de 18 alunos colaborando com um dia que ficou marcado para mais de 30 crianças presentes. “O momento mais legal do dia foi a premiação. A cara das crianças ali em cima do pódio”, contou Talita, e temos que concordar com ela.

2016_08_saf_olimpiadas4

Saiba mais sobre o Projeto Sombra e Água Fresca. Baixe também o aplicativo da Igreja Metodista no Brasil e faça doações direto pelo celular. Acesse aqui.  
Escrito por Sara de Paula | Repórter EC

 

Confira abaixo o álbum de fotos do evento.

Olimpíadas Sombra E Água Fresca

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar