2016_08_saf_encontro

Entre os dias 9 e 11 de agosto, acontece o encontro da equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca (SAF), na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo.

A programação começou com um devocional conduzido pela integrante da equipe, Dulce Leia Sathler Balmant, e a pregação foi ministrada pelo Bispo Stanley de Moraes. A reflexão de Stanley falou exatamente sobre o público atendido pelo projeto: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Antes de passar à mensagem, Léia realizou a leitura de Mateus 18:1-6 e 14. O Bispo Stanley continuou a leitura no verso 7, ressaltando a responsabilidade que temos com meninas e meninos na Igreja e expôs a situação de uma sociedade que estipula regras que colocam, inclusive crianças, à margem da sociedade.

“O maior é aquele que é servo. O maior, olhando para aquela criança, é quem é como ela”, afirmou o bispo mencionando as crianças que se achegavam à Jesus Cristo. Mas o destaque foi para o verso seis. “Qualquer que orientar as crianças com fundamento que arruínem a vida delas, melhor seria que fizessem como diz o versículo”, afirmou Stanley destacando a passagem abaixo:

Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. – Mateus 18:6

2016_08_saf_stanleyStanley ainda falou sobre sua experiência no Lar Metodista de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e se emocionou ao lembrar da história de um dos meninos que foi resgatado aos 10 anos, mas perdeu a vida no tráfico de drogas depois de ter saído do Lar, aos 18.

“Para reconstrução da sociedade é preciso que se mudem os paradigmas”, afirmou, reforçando que a Igreja tem colocado em seu coração projetos que resgatam a vida das crianças.

O momento foi encerrado com a leitura do poema Igreja Educadora. Leia abaixo:

 

 

A Igreja Educadora

A Igreja Educadora torna-se criança
Tem portas abertas e sabe sorrir
Diante do novo, enfrenta e quer agir
Alarga suas tendas, abrigando os pequeninos

Sejam eles de rua, meninas ou meninos
Estejam eles no seu aprisco, ou não
Estende os braços e os abençoa 
Com sua mão 

Enxerga além de suas fronteiras
Sem se deter diante das barreiras
Na igreja educadora 
As crianças prestam culto ao senhor

Pois delas flui o perfeito louvor
Participam da liturgia
Vão crescendo com alegria
Como cidadãs do Reino dos céus

Autor desconhecido

 

Principais discussões

O Grupo de Trabalho se reuniu na tarde de terça-feira e seguiu com os encontros após a devocional, se dedicando a acolher os novos participantes do projeto. A reunião da equipe nacional também tratou da participação das crianças do projetos durante o 20° Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil. Leia aqui. Um dos destaque também foi a presença de representantes internacionais, e parceiros do exterior que estiveram presentes no Conclave, sendo assessorados por Keila Guimarães, também coordenadora do SAF.

Um dos objetivos do encontro também é articular e agendar capacitações em todas as Regiões, principalmente quando solicitadas pelos agentes regionais. O assunto foi analisados, e as últimos encontros de capacitação foram avaliados pelo time.

Além das ações que o SAF já desenvolve, há um outro desafio sendo trabalhado: o Projeto de Prevenção às Drogas. Ações já foram realizadas nesse sentido, e o grupo aproveitou a oportunidade para realizar a analise desses trabalhos. A Região Missionária da Amazônia (REMA) apoiou e promoveu um dos encontros de prevenção às drogas esse ano, em junho, com 28 participantes. O próximo acontecerá na Região Missionária do Nordeste entre os dias 26 e 28 de agosto na cidade de Recife (PE), e entre os dias 2 e 4 de setembro em Teresina (PI).

2016_08_saf_reuniao

Com a intenção de que esse projeto continue a crescer, a reunião reservou um tempo para analisar as necessidades dos próximos encontros. A equipe nacional também pretende definir até o final do encontro diferentes Grupos de Trabalho para área de Educação Cristã, Finanças e Comunicação.

No segundo dia de reunião, a equipe também falou sobre os jovens Missionários dos Ministérios Globais no Brasil, inclusive citando a Nayara Gervásio de Belo Horizonte, uma das entrevistadas para o Jornal Expositor Cristão, edição que será publicada em setembro. O SAF ainda vai realizar uma mesa redonda sobre o programa de saúde dos Ministérios Globais, e falar sobre parcerias internacionais até o final do encontro.

Tecnologia

Na atual reunião, também será desenvolvido o novo site do projeto que comportará as novidades e histórico das ações da equipe no Brasil e no mundo. A ideia é que a plataforma forneça informações para igrejas locais que desejam levar o projeto para sua comunidade, além de esclarecer as dúvidas de doares e possíveis novos parceiros do projeto no Brasil e no exterior.

O Aplicativo da Igreja Metodista no Brasil também foi apresentado. A nova ferramenta permite que os doadores acessem através do celular as campanhas da Igreja Metodista no Brasil, incluindo o Projeto Sombra e Água Fresca. Ao doar, o usuário recebe pontos para trocar por produtos da Angular Editora dentro do próprio aplicativo no nosso programa de fidelidade. Saiba mais e baixe o aplicativo aqui.

Homenagem

2016_08_saf_luciaNa tarde do dia 9, uma das assessoras do SAF, Lucia Leiga de Oliveira foi homenageada pelo grupo. A homenagem foi conduzida por Telma Martins, que destacou como o grupo reconhece seu trabalho com o SAF.

“Ninguém nunca conseguirá fazer com que eu não me sinta parte do SAF”, afirmou Lúcia, ao receber uma edição da camiseta do Sombra e Água Fresca produzida para o 20° Concílio Geral da Igreja Metodista.

 

Escrito por: Sara de Paula

Confira o álbum de fotos completo do evento:

Encontro Da Equipe Nacional SAF 2016

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar