Lizzete Montalvo (CIEMAL) e Bispa Marisa de Freitas participam do EAD

Lizzete Montalvo (CIEMAL) e Bispa Marisa de Freitas participam do EAD

No próximo sábado, dia 27 de agosto, acontecerá em diversos polos da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), o XIV Encontro a Distância de Mulheres Metodistas a Distância.

2016_08_20cg_margarida

Pra. Margarida Ribeiro

As inscrições oficiais foram encerradas no dia 12 de agosto, mas as interessadas ainda podem entrar em contato em busca de vagas remanescentes através do e-mail centro.otiliachaves@metodista.br ou ligando para (11) 4366-5187.

Com Polos preparados para oferecer o encontro em dois períodos diferentes, manhã e tarde, a ação pretende reunir mais de 5 mil pessoas se baseando nos números dos eventos anteriores. “Já reunimos quase 6 mil mulheres no Brasil e no mundo”, afiram a Revda. Metodista Margarida Ribeiro, coordenadora do Centro Otília Chaves. O encontro incentiva mulheres metodistas a dizerem “Não” à violência e “Sim” à vida, conforme explica a coordenadora.

Horários

O encontro se repete em dois períodos, o que possibilita que as mulheres escolham o melhor horário. A programação é completa em ambos horários:

Sábado – 27 de agosto
10h – Encontro da manhã (chegar às 9h30)
14h30 – Encontro da tarde (chegar Pas 14h)
Horário de Brasília

É indicado que as participantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência para participar das orientações e confraternizações preparadas por cada Polo.

Os detalhes oficiais do encontro serão encaminhados aos responsáveis na semana do dia 22, mas algumas presenças já foram confirmadas pela organização. Esse ano, as participantes contam com a palavra oficial do Bispo Paulo Lockmann, presidente do Conselho Mundial Metodista, que tratará do tema “Mulheres no caminho da missão proclamam a justiça e a paz”, trazendo um estudo voltado especialmente para mulheres.

Bispa eleita no 20CG, Hideíde Brito Torres

Bispa eleita no 20CG, Hideíde Brito Torres

As bispas eleitas da IM brasileira, Marisa de Freitas e Hideíde Brito Torres, também vão trazer uma palavra desenvolvendo o tema do encontro baseado no verso 10b do Salmo 85: a justiça e a paz se abraçaram.  O encontro conta ainda com as saudações da Revda. Amélia Tavares, editora da revista Voz Missionária, da Presidente da Confederação Metodista de Mulheres, Ivana Garcia Aguair e da Revda. Margarida Ribeiro, como coordenadora do Centro Otília Chaves que promove o evento com outros parceiros.

Kelvia Raquel Santos, que é metodista e vereadora na cidade de Leopoldina (MG), terá a oportunidade de trazer seu testemunho. A única mulher com cargo de vereadora na cidade, divulga a campanha #QuintaFeiraUsoPreto e tem vivido experiência únicas através da mobilização. A vereadora já teve encontro com mulheres que aderiram a campanha assim que a conheceram, exatamente por já terem sofrido casos de abuso. Com o objetivo de falar sobre políticas públicas para mulheres, Kelvia trará esclarecimentos e orientações para fortalecer a luta pelos direitos da mulher.

A edição desse ano também conta com duas participações especiais na preparação dos vídeos. A pianista Liséte Espíndola Couto participa da trilha sonora dos materiais. Ao som da renomada musicista, também será exibidas imagens registradas por Saula Adriane Ferreira. A metodista atuou na Pastoral da Terra, e registra lindas fotografias no Rio Grande do Sul, que serão exibidas também durante o encontro.

Presenças internacionais

Além do presidente do Conselho Mundial Metodista, o encontro também registrará a participação da Revma. Bispa da Igreja Metodista da Alemanha, Rosemarie Werner e da Pastora Lizzete Gabriel Montalvo, presidente do Conselho Evangélico de Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL). Ambas estiveram presentes no 20° Concílio Geral (20CG) da Igreja Metodista brasileira que aconteceu em julho, na cidade de Teresópolis (RJ). Confira.

Estrutura

A transmissão do material preparado para o evento é realizada pela equipe da UMESP. O link para assistir ao evento e interagir em tempo real com a organização será enviado durante a próxima semana para as Igrejas e Polos inscritos. Por segurança, também são enviadas cópias de DVDs com todas as mensagens previamente gravadas, garantindo assim que todas as presentes participem independente de problemas técnicos com acesso à internet. Os materiais são preparados com antecedência com as gravações realizadas pela equipe, e com as mensagens recebidas por outros meios eletrônicos na intenção de atender 100% do público.

O evento é promovido com o apoio do Centro Otília Chaves, Confederação Metodista de Mulheres (CMM), Faculdade de Teologia (FaTeo) e UMESP. Além disso, também conta com o apoio da Igreja Metodista na Grã-Betanha, grande parceira do projeto. Todas as organizações envolvidas apoiando e promovendo o evento, garantem que mulheres de todo país participem gratuitamente.

EAD_Mulheres_2016

Acesse também:

Página Oficial do Centro Otília Chaves | Facebook
Facebook da Confederação Metodista de Mulheres

Escrito por Sara de Paula | Repórter EC