Objetivo:
Possibilitar o reconhecimento de que Deus criou o mundo e nos designou como mordomos para cuidar de tudo que Ele fez.

Texto bíblico:
Gênesis 2.25

Desenvolvimento:
Leia o texto bíblico e explique que somos parte de toda a criação de Deus. A parte responsável por cuidar de tudo mais. Explique que Deus nos entregou sua criação para que atuássemos como mordomos, ou seja, cuidadores/as de Deus. Está sob a nossa responsabilidade o céu, o ar, a terra, as plantas, as águas, os animais, as pessoas, os relacionamentos: tudo o que Deus criou precisa ser cuidado. Destacar que Deus, ao criar, cuidou para que tudo fosse perfeito, atendendo, assim, a todas as necessidades das pessoas e que quando não nos preocupamos com os/as outros/as, as coisas deixam de ser do jeito que Deus quer, provocando sofrimento e desordem no mundo de Deus.

Mostrar às crianças uma planta que está morrendo por falta de cuidados. Plantar, com elas, sementes, para que cuidem. Explicar que da mesma forma é a vida das pessoas: precisamos cuidar para que tenham tudo que as torne plenamente satisfeitas (comida, vestimentas, saúde, lazer, moradia, transportes, acessibilidade, etc.). Dizer que, quando faltam coisas necessárias à vida, não é do jeito que Deus sonhou. Lembrar que os mordomos (nós) precisam cuidar uns dos outros para que a realidade seja a expressão da vontade de Deus.

Ao final da atividade, ore com as crianças, pedindo que Deus lhes dê dons e sabedoria, para cumprirem o papel de mordomos de Deus.

Escrito por: Rogéria de Souza Valente Frigo | Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
Publicado originalmente no Expositor Cristão de setembro | Acesse e faça download gratuito