2016_09_acervo_CDP
Documentos que referenciam histórias, projetos, metas e fatos que envolvem a Igreja Metodista e, mais especificamente, a educação metodista estão disponíveis para consulta no Centro de Documentação e Pesquisa (CDP), que abriga o Acervo Almir de Souza Maia. O espaço foi apresentado oficialmente no dia 6 de agosto, durante reunião da Associação dos Granberyenses – Setor Sudeste em Piracicaba/SP.

O CDP reúne grande parte de documentos pessoais que o professor Almir de Souza Maia, falecido em 2015, preservou ao longo de sua trajetória educacional e como membro de vários conselhos diretores de instituições metodistas de ensino. Logo após o falecimento de Almir Maia, sua família decidiu-se pela preservação do espaço, garantindo que o processamento final da documentação tivesse continuidade. Um próximo passo será o desenvolvimento de um site e a digitalização do material, de forma a facilitar o acesso aos/às pesquisadores/as. “O sonho de Almir era que o CDP se constituísse em espaço múltiplo, prazeroso e de continuidade de seu trabalho como educador e gestor educacional, propiciando preservação de acervos, pesquisas, seminários, exposições, produção de artigos e livros; programas de formação de lideranças. É o que estamos tentando realizar”, garantiu Susana Fernandes Ribeiro Maia, sua viúva, em nome de toda a família Maia.

A vida de Almir Maia

2016_09_acervo_CDP3“Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.24). As palavras registradas no livro de Atos dos Apóstolos pelo evangelista Lucas retratam muito bem a vida do professor Almir Maia. Como educador metodista, ele exalava uma simplicidade e sabedoria que somente aqueles/as que o conheciam de perto sabem. O Expositor Cristão teve o prazer de tê-lo como um dos membros do Conselho Editorial. Ele deixou boas contribuições, principalmente na ocasião da mudança gráfica do jornal.

Almir Maia foi reitor da UNIMEP, presidente do COGEIME (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino), membro da IAMSCU (International Association of Methodist Schools, Colleges and Universities), fundador da ALAIME (Asociación Latino-Americana de Instituciones Metodistas de Educación) e da ABIEE (Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas) e, ainda, trabalhou junto a órgãos governamentais como o Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba (CODEPAC), entre outros. Todas essas instâncias fizeram com que o professor Almir Maia deixasse sua contribuição valiosa na construção do CDP.

Aqueles/as que se interessarem em conhecer o acervo, que quiserem verificar condições de pesquisa e reprodução de itens, o contato pode ser feito através do telefone (19) 3422-8103 ou pelo e-mail: cdp.almirmaia@gmail.

2016_09_acervo_CDP2

Redação EC