Martine e Kahena na regata | Foto: Getty Images | Clive Mason

Martine e Kahena na regata | Foto: Getty Images | Clive Mason

Já são cinco medalhas de ouro conquistadas pelos atletas brasileiros nas Olimpíadas Rio2016. Além delas, a delegação também conquistou até o momento cinco medalhas de prata e outras cinco de bronze, totalizando 15 presenças brasileiras no pódio.

O Brasil já se iguala a sua melhor campanha em Olimpíadas. Nas duas últimas edições dos jogos, os brasileiros somaram 3 medalhas de ouro em Londres (2012) e 3 em Pequim (2008), alcançando o máximo de cinco medalhas de ouro apenas em Atenas (2004), com um total de 10 medalhas naquela edição.

As duas últimas vitórias foram registradas na quinta feira (18). Uma delas ficou por conta da dupla Martine e Kahena em uma disputa emocionante, onde as brasileiras ganharam a regata da medalha – que reúne as 10 melhores – com apenas dois segundos de vantagem sobre as neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech.

A vela é o esporte mais vitorioso do Brasil nas Olimpíadas em número de ouros (sete) e o segundo em quantidade de medalhas (18), perdendo apenas para o judô (22).

A segunda medalha de ouro do dia foi conquistada pelos meninos do vôlei de praia, Alison e Bruno Schmidt.

2016_08_voleidepraia_ouro

Rob Carr | Getty Images | Rio 2016

A área de imprensa da Rio 2016 destacou a participação de Alison Cerutti nos Jogos de Londres 2012, quando o jogador terminou com a prata jogando ao lado de Emanuel. Quatro anos depois, desta vez ao lado de Bruno Schmidt, veio a consagração para este gigante do vôlei de praia. Em um jogo difícil e pegado, a dupla brasileira ignorou a chuva e, embalada pela torcida apaixonada que lotou a Arena em Copacabana, venceu os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/17, conquistando a sonhada medalha de ouro.

O Brasil está em 13° lugar entre os 71 países participantes das Olimpíadas Rio 2016. Em primeiro lugar está os EUA com 35 medalhas e ouro, seguido da Grã-Betanha (22) e China (20).

Redação EC com informações da Agência ANSA Brasil e Rio2016