2016_08_google_alemdomapa

A Google aproveitou o início das Olimpíadas Rio2016 para publicar uma inovação no Google Maps, que registra mapas e imagens de cidades ao redor do mundo. Agora também é possível conhecer as favelas do Rio de Janeiro por meio da plataforma. O recurso entrou no ar no dia 1 de agosto.

“O Rio é uma cidade dividida” afirma o locutor ao informar que 1 em cada 5 pessoas da cidade vivem na favela, falando ainda sobre os que pensam que as comunidades se resumem ao crime, violência e drogas, como dizem as notícias.

Enquanto surgem reclamações sobre ações da prefeitura do RJ que buscam ocultar as comunidades com painéis, e reportagens sobre pessoas que foram removidas de suas casas pelo jogos olímpicos, uma das maiores empresas do mundo mapeou, filmou e registrou histórias de moradores das favelas na cidade olímpica.

“Você vai ter que entrar, e entender como vivem as pessoas que mora nas comunidades”, comenta o o responsável por dirigir o passeio no RJ, e termina a introdução com o convite “vem conhecer a comunidade”, enquanto a plataforma disponibiliza mapas e botões para navegação.

Os vídeos 360° permitem variar o ponto de vista do usuário, e o ícone da página também fornece a localização exata do local por onde o usuário “passeia”. Integrado com o Google Arts & Culture, o projeto leva o nome em inglês de “Beyond the map”, e traz informações únicas sobre a realidade dos moradores.

Acesse o site e saiba mais: g.co/alemdomapa

Redação EC