“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”. (1 Coríntios 12.12)

2016_02_aventureiros_acecenaA Igreja Metodista tem características muito peculiares: é uma igreja Conciliar, Episcopal e Conexional. Conciliar, pois suas decisões são tomadas através dos concílios locais, distritais, regionais e gerais. Concílios são reuniões de seus membros ou de pessoas por eles/as delegadas a tomar as decisões. Episcopal, pois temos Bispos/as presidindo as nossas Regiões Eclesiásticas, supervisionando e gerenciando a missão naquele espaço geográfico. Conexional, pois cada igreja local está conectada uma a outra, compondo um grande corpo, uma unidade com uma única doutrina e regidas pela mesma legislação canônica, decidida em Concílio Geral.

A estrutura da nossa Igreja parece complicada demais para explicarmos às nossas crianças e até para os/as adultos/as. Entender o funcionamento de nossa Igreja é importante para ambos, e isso se dará no envolvimento que pais, mães e educadores/as tiverem com a vida e a missão da Igreja e a vivência da missão nos mais diversos espaços que se apresentarem. Nossas crianças podem estar presentes nos Concílios Locais. Ainda que não entendam plenamente todas as argumentações, certamente vão se familiarizando com aquele tipo de reunião. Podem ser levadas aos eventos Distritais, Regionais e Nacionais. Elas vão perceber que a sua Igreja Metodista é muito mais do que a sua comunidade local, perceber a amplitude da missão por ela desenvolvida e desejar se envolver ainda mais nela.