2016_07_imform_cruzechama__

O Instituto Metodista de Formação Missionária (IMForM), conhecido também como Escola de Missões, é um ministério específico da Igreja para equipar e enviar cristãos com chamado para missão. 

A Escola que fica em Teresópolis, no Rio de Janeiro, conta com uma estrutura para hospedar cerca de 800 pessoas, e receberá o 20° Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil, que começa amanhã (03 de julho).

O que é o IMForM

O espaço cumpre três funções distintas. Escola de Missões, Setor de Eventos e Agência Missionária.

Conversamos com Luzia Almeida de Assis Silva, que atua na instituição ao lado do seu esposo, pastor Cesar dos Santos Silva, diretor do IMForM. Luzia compartilhou suas visão do Instituto, junto com outros membros da equipe.

2016_07_imform_planogeral__ 

Escola de Missões – A Escola de Missões trabalha oferecendo cursos modulares, com agendas diferenciadas. São recebidas pessoas de várias denominações. “Os alunos precisam da indicação do pastor, e existe todo um procedimento para realizar o curso, mas todas essas informações estão no site”, conta Luzia.

O site do IMForM também reúne dados sobre a agenda de cursos, e fala de cada tema abordado. Missões, Evangelistas, Adoradores, Especialização para discipuladores, Artes Cênicas (Dança e Teatro), Intercessores, Bíblia, Formação de Mestres e Sonorização de Igrejas estão entre os módulos são oferecidos hoje na Escola. Todos apresentam o resumo e a ficha de inscrição para os interessados. 

2016_07_imform_boloCentro de eventos – O Centro de eventos é o que proporciona que o Instituto receba o 20° CG, e funciona não só para Igreja Metodista, mas para qualquer denominação. As informações e orçamentos podem ser obtidos pelo e-mail secretaria@imform.org. “A nossa cozinha é nosso cartão de visitas”, brinca Luzia ao mencionar a boa avaliação que a escola recebe hoje das pessoas que participam dos eventos no local. “A cozinha e o nosso chuveiro. Como a maior parte do tempo aqui é frio, essa ducha quente também é muito elogiada”, afirma ao falar sobre as instalações. 

Agência Missionária – Conversamos também com a Alessandra Ferreira Bezerra, coordenadora da Agência Missionária, que participa desde o início desse projeto. Alessandra serviu como missionária por 3 anos Bom Jesus da Lapa, no leste da Bahia, e hoje ajuda no envio de novos missionários que atuam em várias cidades. 

“O propósito da agência hoje é trabalhar com treinamento e envio de missionários”, informa Alessandra explicando que a agência tem tanto missionários no campo, como outros que já retornaram da missão, além daqueles que trabalham na base da Escola de Missões. O processo da agência consiste nos treinamentos modulares com o curso de evangelista, durando 2 anos na frequência de uma vez por mês, e do intensivo, onde o cursista mora durante 6 meses na base, sendo 4 meses teóricos e 2 práticos. 

O prático desse ano será no Barco Hospital, na Região Missionária do Amazônia (REMA). Veja mais aqui sobre o Projeto do Barco Hospital

Luzia explica que a Escola também tem a proposta de fazer o treinamento de missionários efetivos, que são ministrados em matérias sobre caráter, teologia e parte espiritual do candidato, que também é submetido a uma criteriosa análise. 

Custos e Doações

O diretor Cesar Silva contou que hoje, além do suporte da 1ª e 7ª Região Eclesiástica, o IMForM é financiado pelos eventos que recebe no espaço, e por meio de mantenedores de missionários e doações diretas. Contando com o aluguel da antena instalada na Escola, o IMForM é uma organização financeiramente sustentável para a Igreja Metodista. Você também pode ajudar a manter esse projeto acessando a área de doações no site. 

É importante ressaltar que a agência também faz a mediação entre Igrejas que tem interesse em sustentar missionários no campo, com os missionários que precisam desse sustento. Caso a sua igreja tenha interesse em missões, mas ainda não teve a oportunidade de financiar um projeto, também é possível se engajar através dos contatos disponíveis no site. Acesse aqui.

2016_07_imform_manhaDiferencial

Um dos diferenciais da Agência Missionária do IMForM, é que ela aproveita a formação do missionário, ou seja, hoje no instituto há pessoas trabalhando na sua área, como profissionais de hotelaria e nutrição.

“Além de termos nosso trabalho aqui na escola, atuamos na comunidade agrícola de Teresópolis por meio da congregação, cada um com sua profissão”, conta Alessandra. Luzia e Cesar foram missionários por 8 anos no Paraguai, e por isso aplicam a ideia de enviar pessoas para atuarem com seus conhecimentos no campo de missão. “Sabemos que a ideia anterior de fazer missão era enviar pastores, mas vemos que hoje a maioria dos países estão fechados para entrada desses missionários. Temos que reforçar a questão secular do trabalho, e a missão vai ser feita agregando alguma coisa ao lugar onde se está trabalhando, enquanto se evangeliza”, explica. Isso faz com que a agência tenha uma gestão de qualidade, e que os missionários possam aplicar seu conhecimento para o reino, enquanto acumulam também experiência. 

Assista o vídeo do Making Of, com a galera do IMForM se preparando para receber o #20CG.

Curta a página do IMForM no Facebook.

Confira abaixo também algumas fotos registradas nos últimos dias, apresentando a Escola de Missões.

Escrito por Sara de Paula
Fotos de Rodrigo de Britos e Henrique Moraes

IMForM – Escola De Missões

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Comentários

  1. Anônimo disse:

    4.5