2016_07_20cg_ce

O segundo dia na Escola de Missões, em Teresópolis dava indícios de que teríamos uma manhã nublada, mas logo o sol deu o ar da graça e os conciliares se dirigiram à plenária para o culto da manhã. Em seguida houve a realização da Conferência doutrinária, pastoral e teológica. Um espaço de diálogo sobre as doutrinas da Igreja sob direção do Colégio Episcopal.

Na dinâmica proposta pelo colégio episcopal as ministrações foram realizadas pelos Bispos e a Bispa: Carlos Alberto, Luiz Vergílio, Marisa, Roberto Alves, Paulo Lockmann e Adonias. Com tempos que levaram entre 10 a 15 minutos, os temas foram tratados de forma específica e debatidos um a um após cada exposição de pensamento.

DSC_0613Sobre o tema Estratégias para o Discipulado, o Bispo Carlos Alberto – reafirmou sobre a importância do Discipulado e a missão para nossa Igreja e a nossa vida cristã, e encerrou com uma provocação do tema para as reações da plenária.

O discipulado é a grande comissão de Cristo, para a igreja. Precisamos entende o discipulado como o modo de ser cristão. Estilo de viver – não é um programa, é a nossa vida! ”

Bispo Luiz VergílioDons e Ministérios – Tem o seu fundamento no sacerdócio universal de todos os cristãos e cristã que vivem o Evangelho na perspectiva voltada ao serviço da Missão do Senhor Jesus Cristo. “Toda nossa formação docente em diversos materiais metodistas – tudo o que é produzido na mais diferentes instancias da igreja devem estar direcionados no fato de que os metodistas são chamados por Deus e orientados pela IM – para a evangelização do mundo”.

Uma igreja conciliar, tema abordado pelo Bispo Roberto Alves – ele explicou que Concílio é – assembleia de metodistas (clérigos e leigos) para deliberar sobre questões de fé, costumes, doutrina, ou disciplina eclesiástica. O que é conciliar? – é chegar a um acordo com alguém, criar uma aliança com o propósito de alcançar um objetivo.

“Não existe unidade se não for para cumprir o mandato missionário de Jesus Cristo! ”, disse o bispo. E encerrou com o pensamento de Wesley: “ No essencial, unidade, no não essencial, unidade; no não essencial, liberdade; em tudo, amor”.

DSC_0527

Um grande consenso foi debatido na plenária: A Escola Dominical é de suma importância para a vida da Igreja Metodista. A responsabilidade de abordar o tema Escola Dominical ficou por conta da Bispa Marisa que também deu ênfase no Discipulado. “A Escola Dominical garante que cada irmão e cada irmã se fortaleça através das escrituras. O discipulado vem para curar a vida, no pessoal. E a Escola Dominical não pode ser substituída pelo Discipulado. Nós estamos falando para a Igreja: ED usa material da Igreja Metodista quem passa disso está em desobediência”. Devemos usar os materiais produzidos pela Igreja.

Depoimento: “Louvo a Deus pela sabedoria e postura da Bispa Marisa De Freitas Ferreira! Discipulado e Escola Dominical igualmente importantes e distintas em formato e espaço. De acréscimo uma aula sobre quadrilátero Metodista e bíblia. Deus é bom!!!!” (Reverenda Shirley M. A. Pinheiro – 3ª RE, assistindo ao 20º CG, online)

Está disponível no canal do Youtube, o material sobre a Escola Dominical através de vídeo aula, o Canal de Educação Cristã – para capacitação de professores e professoras.

DSC_0440Bispo Paulo Lockmann – Eclesiologia, em 1Co 12.27 é uma base de reflexão para uma eclesiologia bíblica.  Para o Bispo Lockmann – “A Igreja é de Jesus! Ele é o princípio – a Igreja existe para anunciar e glorificar o nome do Senhor. Quem fere a Igreja, agride e fere a Cristo; Ressaltamos a importância do respeito com a noiva do cordeiro. A Igreja reveza momentos de 100%, com 100% pecadora – mas ela é o alvo do amor de Cristo”.

Cumprindo a agenda conciliar, o Bispo Adonias encerrou a conferência após reflexões e discussões expostas por delegados e delegadas plenárias. Segundo o bispo um dos objetivos desta conferência é a elaboração de uma carta ao povo metodista contendo reafirmações doutrinárias, para a motivação de caminhada cristã.

“A Igreja Metodista cumpre a sua missão realizando o culto de Deus, pregando a Sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo”(Cânones da IM).

Confira também a reportagem em vídeo:

 

Escrito por Camila de Abreu
Redatora na 3ª RE

Fotos de Henrique Moraes
Fotógrafo na 1ª RE