2016_08_roberto_conferencia

Doutrina, teologia e missão foram discutidos nos dias 4 e 5 de julho no 20º Concílio Geral, realizado na Escola de Missões, em Teresópolis/RJ. A conferência missionária, doutrinária, teológica e pastoral foi uma proposta idealizada pelo Colégio Episcopal (CE). Seis Bispos/a do CE explanaram sobre os temas do discipulado, dons e ministérios, igreja conciliar, escola dominical e eclesiologia. Uma Carta Pastoral será produzida pelo CE para o povo metodista com base nas discussões apresentadas na conferência.

Discipulado

Sobre o tema Estratégias para o Discipulado, o Bispo Carlos Alberto Tavares reafirmou sobre a importância do discipulado e da missão para a Igreja e a vida cristã. O Bispo encerrou com uma provocação do tema para as reações da plenária. “O discipulado é a grande comissão de Cristo para a igreja. Precisamos entender o discipulado como o modo de ser cristão/ã. Estilo de vida não é um programa, é a nossa vida!”, finalizou o Bispo Carlos Alberto Tavares.

2016_08_20cg_margaridaDons e Ministérios

O Bispo Luiz Vergílio, presidente da 2ª Região Eclesiástica e, a partir de 2017, presidente do CE, foi o responsável por refletir sobre Dons e Ministérios. Em dado momento, o Bispo Luiz destacou que o tema central está alicerçado no sacerdócio universal de todos/as os/as cristãos/ãs que vivem o Evangelho na perspectiva voltada ao serviço da missão do Senhor Jesus Cristo, e toda a produção de material bíblico e teológico da Igreja precisa passar por esse viés. “Toda nossa formação docente em diversos materiais metodistas, tudo o que é produzido nas mais diferentes instâncias da igreja devem estar direcionados no fato de que os/as metodistas/as são chamados/as por Deus e orientados/as pela Igreja Metodista para a evangelização do mundo”.

Igreja Conciliar

Uma das marcas da Igreja Metodista é que ela é conciliar, o que dá voz e voto aos/às clérigos/as e leigos/as. O Bispo Roberto Alves de Souza explicou mais sobre a temática. “Concílio
é uma assembleia de metodistas com a presença de clérigos/as e leigos/as para deliberar sobre questões de fé, costumes, doutrina ou disciplina eclesiástica”. “O que é conciliar?”, perguntou o Bispo. Segundo ele, é chegar a um acordo com alguém, criar uma aliança com o propósito de alcançar um objetivo. “Não existe unidade se não for para cumprir o mandato missionário de Jesus Cristo!”, disse o bispo. E encerrou com o pensamento de Wesley: “No essencial, unidade; no não essencial, liberdade; em tudo, amor”.

Escola Dominical

Outro tema de suma importância que foi discutido na conferência está relacionado diretamente à escola dominical. Um grande consenso foi debatido na plenária: A Escola Dominical é de suma importância para a vida da Igreja Metodista. A Bispa Marisa de Freitas Ferreira, responsável em abordar o tema, enfatizou: “A Escola Dominical garante que cada irmão/ã se fortaleça através das escrituras. O discipulado vem para curar a vida, no pessoal; a escola dominical não pode ser substituída pelo discipulado. Nós estamos falando para a Igreja: ‘Escola dominical usa material da Igreja Metodista e quem passar disso está em desobediência’. Portanto, meus/ as irmãos/ãs, nós devemos usar os materiais produzidos pela Igreja”, alertou a Bispa Marisa.

Eclesiologia

O Bispo Paulo de Oliveira Lock mann levou uma reflexão baseada em 1 Coríntios 12.27 para reafirmar que a Igreja é Cristocêntrica. “A Igreja é de Jesus! Ele é o princípio e o fim. A Igreja existe para anunciar e glorificar o nome do Senhor. Quem fere a Igreja, agride e fere a Cristo; ressaltamos a importância do respeito com a noiva do cordeiro”, disse o Bispo destacando que a Igreja de Cristo se reveza sendo 100% santa, com 100% pecadora. O Bispo complementou: “mesmo assim, a Igreja é o alvo do amor de Cristo”. O encerramento da conferência, após discussões e reflexões da plenária, ficou por conta do presidente da sessão, Bispo Adonias Pereira do Lago. Segundo o Bispo Adonias, um dos objetivos desta conferência é a elaboração de uma carta ao povo metodista contendo reafirmações doutrinárias, para a motivação de caminhada cristã.

Redação EC