2016_08_20cg_stanley
Três Bispos foram homenageados pela plenária do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista realizado na Escola de Missões, em Teresópolis/RJ, entre os dias 3 e 10 de julho. Dois deles, os Bispos Paulo de Oliveira Lockmann e Carlos Alberto Tavares, receberam o título de Bispos Eméritos pelos trabalhos prestados à Igreja ao longo dos anos. Já o Bispo Stanley da Silva Moraes foi alvo de uma proposta de concessão do Título de Relevantes Serviços Prestados, pela Ordem de Mérito Metodista. Stanley foi eleito Bispo em 1991, durante o 15º Concílio Geral. A proposta reconhecida pela plenária ao Bispo Stanley foi encaminhada pelo Concílio Distrital Leste 2, em São Paulo, e acolhida pela 3ª Região Eclesiástica, com apoio da 2ª Região.

O texto foi lido pela pastora Cristiane Capeletti no dia 6 de julho. O Bispo Stanley foi alvo de reconhecimento e oração de todos/as os/as conciliares e recebeu com emoção a homenagem. Stanley também foi homenageado pelo presidente do Conselho Superior de Administração (Consad), Paulo Borges, pelo tempo em que o Bispo foi presidente do conselho. As delegações da 1ª e da 7ª Regiões apresentaram a proposta para concessão de título de Bispos Eméritos aos Bispos Paulo Tarso de Oliveira Lockmann e Carlos Alberto Tavares Alves, segundo o artigo canônico 129, parágrafo 4º. A proposta foi aprovada por aclamação.

2016_08_20cg_homenagem_lockmann

O plenário acolheu várias manifestações de gratidão pela vida e ministério dos dois Bispos. Foi dada a palavra ao Bispo Paulo Lockmann, que expressou profunda gratidão à esposa, Gláucia Lockmann, e à Igreja Metodista. O Bispo Carlos Alberto Tavares Alves também agradeceu à esposa, Ilva Ferreira Alves, e à Igreja Metodista. A Moção de reconhecimento ao ministério do Bispo Paulo Lockmann foi lida pelo Superintendente Distrital, pastor José Magalhães, em razão do trabalho desenvolvido na Igreja Metodista no estado do Rio de Janeiro. Paulo Lockmann foi eleito Bispo no 14º Concílio Geral, realizado no Instituto Metodista de Ensino Superior, em São Paulo, em 1987.

O Bispo Paulo Lockmann, que anunciou a aposentadoria dia 30 de junho, poucos dias antes do conclave, foi homenageado também pelo presidente do Consad, Paulo Borges, pelos serviços prestados à área educacional metodista. O Bispo foi acolhido por seus familiares no altar, em seguida todos assistiram a um vídeo sobre sua trajetória preparado pela equipe de comunicação da 1ª Região Eclesiástica. O Bispo Carlos Alberto Tavares foi eleito em 2012 em Concílio Geral extraordinário na Catedral Metodista de São Paulo e exerceu seu curto ministério episcopal na Região Missionária da Amazônia (Rema). O Bispo Carlos Alberto se pronunciou durante a sessão, onde foi amplamente discutida a questão da aposentaria compulsória para pastores/as e Bispos/as aos 70 anos (veja na página 12). O bispo não concorreu à eleição episcopal por uma questão de impedimento canônico e retirou seu nome da lista tríplice por causa da aposentadoria.

Redação EC