2016_07_20CG_asaph

Foto: Página Oficial do Asaph Borba

Asaph Borba é um dos convidados ao 20º Concílio Geral. O cantor cristão convertido na Igreja Metodista, nasceu em Minas Gerais e vive em Porto Alegre. Iniciou sua carreira em 1974 e em 1978 gravou seu primeiro LP, intitulado Celebremos com Júbilo, juntamente com o cantor Donald Stoll nos Estados Unidos. Junto com sua esposa Rosana Borba, chegam a levar milhares de vidas no mundo todo, a um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Pioneiro na produção e gravação de canções direcionadas para o uso no culto público, Asaph Borba foi em 2006 homenageado no Troféu Talento pelos seus 30 anos de carreira, ao longo dos quais tem composto inúmeras canções para o assim chamado canto congregacional, gravado dezenas de álbuns e participado de diversos outros como cantor, instrumentista, arranjador e produtor, ao lado de músicos como Adhemar de Campos e Gerson Ortega, no Brasil e no exterior.

Convertido ao evangelho em agosto de 1974 depois de alguns anos envolvido com drogas, Asaph testemunha sua plena transformação por Jesus.

Seu nome veio de um sonho dado a sua mãe, já evangélica antes de seu nascimento. Asafe é um nome bíblico, de origem hebraica. Ele foi um levita e compôs alguns Salmos. E surge a partir do nome Asaph, que significa “coletor”, “cobrador de impostos”, “ajuntador”, por extensão, “quem reúne”. Algumas fontes também referem que o nome Asafe pode significar “Deus se apoderou”, “Deus ajuntou para si mesmo”.

No ano de 1976, o cantor iniciou seu ministério de louvor e adoração extra-local junto aos seus Pastores Erasmo Ungaretti e Moysés Moraes.

No ano de 1978 formou junto a sua Igreja em Porto Alegre a Life Produções que até hoje é sua gravadora, com a qual já produziu 69 trabalhos.

Asaph tem ministrado por todo o Brasil há anos, em encontros de louvor e em igrejas das mais diferentes denominações. No 20º Concílio Geral estará ministrando nos dias 8, 9 e encerramento no dia 10. Dentre os cânticos mais conhecidos estão:  Jesus em Tua Presença, Minh’alma Engrandece, Alto Preço, O meu Louvor é Fruto, Infinitamente Mais, Nós Somos o Povo a quem Deus Libertou, Superabundante Graça, Jesus, Deus é Amor, A Cada Manhã, Deus é Fiel e muitos outros gravados por vários ministérios nacionais e internacionais.

Após seu casamento em 1982 com Ligia Rosana começou a ministrar e produzir também na área de família e mais tarde, quando vieram os filhos ampliou seu ministério, produzindo também para crianças.

Escrito por Camila de Abreu
Redatora na 3ª RE