2016_07_20cg_plenaria4Relatórios também foram comentados nessa tarde, após a análise realizada por cada delegação. Ontem, 4, os relatórios da Cogeam, AIM, Tesouraria e Conselho Fiscal, foram apresentados e aprovados hoje na plenária do 20° Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil. Você confere como foi a apresentação dos relatórios aqui.

Algumas das delegações não tiveram ressalvas, mas a mesa recebeu muitas observações sobre todos os relatórios. Um dos esclarecimentos que foi solicitado, foi sobre a sugestão da Cogeam para que aconteça um estudo referente a sustentabilidade da Área Nacional.

A Pastora Cristiane Capelete prestou os devidos esclarecimentos sobre a observação da Comissão, explicando que a intenção é que haja um “reestudo da viabilidade da área nacional”, principalmente no que se refere ao sustento. A Cogeam ainda frisou durante a apresentação do relatório, que gostaria de trazer uma proposta, mas devido a complexidade da questão, ainda não foi possível. “Fica apontada a pista para que líderes possam pensar isso a médio e longo prazo”, concluiu Cristiane.

Regiões ainda pediram esclarecimentos sobre as Parcerias Missionárias, e foram esclarecidas pelo Presidente do Colégio Episcopal, o Bispo Adonias Pereira do Lago. A meta de trabalhar com a Expansão Missionária nos próximos 15 anos, com o objetivo de possuir uma Região Eclesiástica em cada estado brasileira, foi estabelecida no 19° Concílio Geral.

O Estado do Espírito Santo é parceiro da 4° Região Eclesiástica, e contribui para que o estado se torne um Região Eclesiástica. Durante as reações aos relatórios, foram apresentadas várias ações que acontecem como fruto da parceria proposta pelo Relatório do Colégio Episcopal. Entre elas, a inauguração de quatro novas igrejas, além da reestruturação de outras duas. Vários pontos missionários também foram abertos e 10 missionários passaram por formação no IMForM, e agora atuam na Região.

2016_07_20cg_plenaria5

A boa avaliação despertou a gratidão do Colégio Episcopal, informando que o relatório positivo contribui também para o relatório do CE apresentado.

“Algumas parcerias avançaram mais, outras menos. Elas não vão parar. Elas continuarão!”, afirmou o presidente do Colégio Episcopal, Bispo Adonias.

Também foi pontuado que o crescimento da Igreja Metodista no Brasil, que hoje tem mais de 259 mil membros em seu no Brasil, deu-se devido ao vigor espiritual e Ação Missionária. A Pra. Joana Darc também esclareceu a que a porcentagem de 6% para divulgação da Oferta Missionária, é aplicada na divulgação da campanha.

Também foi sugerido a diminuição da quantidade de publicações do impresso, utilizando o recurso de versões online para contribuir para diminuição de custos, porém a plenária também ressaltou e reconheceu a qualidade do Jornal Expositor Cristão impresso, assim como as demais publicações distribuídas pela Angular Editora, sugerindo inclusive uma moção de reconhecimento do trabalho produzido.

O Bispo Adonias lembrou que devido ao crescimento da Igreja, houve uma diminuição de investimentos por parte das Instituições parceiras, pois a impressão geral é que a IM é sustentável hoje no país.

Escrito por Sara de Paula
Repórter EC

Fotos de Henrique Moraes
Fotógrafo na 1ª RE