Objetivo:
Conhecimento de histórias do metodismo brasileiro.

Texto bíblico:
Romanos 15.20

Desenvolvimento:
Leia o texto, comente sobre as pessoas que são chamadas por Deus para pregar o Evangelho a povos que ainda não conhecem o amor de Deus. Diga que o Evangelho chegou até nosso povo através de muitas pessoas que deixaram suas famílias e se dispuseram a vir pregar para nós. Conte a história de uma dessas pes­soas.

Mateus Donatti, nascido em 1874 numa pequena vila da Itália, foi criado no Evangelho. Quando ainda era moço mudou-se para a Argentina. Lá chegando, encontrou a Missão Metodista. Empregou-se como colportor (vendedor de Bíblias) da Sociedade Bíblica Americana, destacando-se como o melhor vendedor do ano. Foi, então, enviado a trabalhar no Rio Grande do Sul. Já com sessenta anos, não havia perdido o zelo nem o entusiasmo pela missão evangelizadora.

Certa vez, montado a cavalo, seguia um estreito caminho de curvas nas florestas da região. De repente, por detrás dumas árvores, surgiram três homens com facas, gritando: “Pare, pare!”, Donatti obedeceu. “Prepara-te para morrer, pois vamos matar-te!” gritou o líder. Donatti, homem de fé e coragem, olhou-os sem medo, lembrando as mil promessas que Deus fizera aos/às seus/as fiéis seguidores/as. “Muito bem, senhores”, respondeu-lhes, “porém peço um único favor: que me deixem orar antes de morrer”.

Os homens encolheram os ombros e consentiram. Nisso, Donatti, ajoelhando-se no caminho ao lado do seu animal, fechou os olhos, apertou as mãos e começou a orar em voz alta e fervorosa. Orou pela sua família, pela obra que tentava fazer, contando a história do amor de Deus por aqueles que o ameaçavam e suas famílias, para que se arrependessem e entregassem os corações a Jesus Cristo. Ao passo que orava, esperava a cada instante pelo golpe mortal.

Surpresa divina! Terminada a oração, que tanto se prolongara, abriu os olhos e, ao erguer-se, viu ajoelhados no caminho os três homens, seus rostos banhados em lágrimas, pedindo perdão a ele e a Deus.

Ore com as crianças, pedindo para Deus abençoá-los/as e dar-lhes coragem para falar de Jesus a todas as pessoas que ainda não conhecem o Seu amor.

Escrito por: Rogéria de Souza Valente Frigo
Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC)