Objetivo:
Possibilitar a reflexão sobre o respeito e amor à vida.

Texto bíblico:
Rute 1.1-22 e 1 João 4.20

Desenvolvimento:
Leia o texto antes e conte, com suas palavras, a história de Rute. Enfatize a ação de uma jovem que tinha a opção de voltar para a casa de seu pai e se casar novamente, mas escolheu não abandonar uma idosa à sua própria sorte, e, para isso, teve que se mudar, sem saber se o lugar lhe seria agradável, aceitar novos costumes, outra religião, tudo, porque se preocupou mais com a sogra do que consigo mesma. Ela foi capaz de respeitar a vida e a dignidade daquela mulher e lhe fazer bem.

Mostre algumas gravuras de crianças em situações de risco (podem ser tiradas de reportagens de jornais) – drogas, maus tratos, na rua, pedindo esmola, sofrendo violência, etc. Diga que essa situação de indignidade não é o que Deus sonhou para cada uma dessas pessoas. Leia, com as crianças, o texto de 1 João 4.20, diga-lhes que o sinal de que amamos a Deus é amar as pessoas e isso implica em estarmos dispostos/as a sentir com as pessoas as suas dores e a ajudar. Peça que voltem a olhar as imagens e que digam de que forma poderiam ajudar aquelas crianças ou outras que estejam nas mesmas condições e vivem próximas delas.

Ore com as crianças, pedindo que Deus lhes dê sensibilidade para sentir as dores das pessoas e sabedoria para saber como ajudá-las.

Escrito por: Rogéria de Souza Valente Frigo
Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC)