Objetivo:
Refletir sobre cidadania e compromisso social.

Texto bíblico:
Mateus 17.24-27

Desenvolvimento:

Leia o texto com a criança. Procure saber se ela entende todas as palavras do texto, pedindo que explique cada uma delas. Se necessário, explique o sentido das palavras, trocando-as por sinônimos. Ressalte que Jesus, mesmo sendo o filho de Deus, sujeita-se às leis e cumpre com a sua obrigação como cidadão.

Explique à criança que nossa nação está mobilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti, o qual tem transmitido doen­ças à população. Diga que o único jeito de lutar contra essas doenças é impedindo o mosquito de se reproduzir. Consiga na sua Secretaria de Saúde algum panfleto sobre as medidas a serem tomadas nesse combate e leia com suas crianças.

Conversem sobre o ambiente de sua casa e vizinhança, no sentido de detectar e combater os possíveis criadouros do mosquito e, se necessário, tire esse dia para tomar as atitudes necessárias a tornar sua casa e o entorno dela limpos.

Ore com as crianças, agradecendo a Deus pela oportunidade de exercerem a sua cidadania e tornar a vida de sua comunidade melhor e mais perto do ideal de Deus para as nossas vidas.

Escrito por: Rogéria de Souza Valente Frigo
Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC)