Objetivo:
Desenvolver a capacidade de dialogar.

Texto bíblico:
Tiago 1.19 “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”

Desenvolvimento:
Leia o texto com a criança. Procure saber se ela entende todas as palavras do texto, pedindo que explique cada uma delas. Se necessário, explique o sentido das palavras, trocando-as por sinônimas. Diga que uma pessoa pronta pra ouvir presta atenção no que está sendo falado, e isso diminuiu os mal-entendidos.

Dê à criança papel e lápis. Explique que ela deverá escutar a característica de um animal para desenhá-lo. Vá descrevendo cada uma das características deixando que desenhe. Terminada a tarefa, confira se o animal desenhado se parece com o descrito, revelando o nome dele. Pergunte se não teria sido melhor se tivesse lido toda a descrição e, sabendo qual era o animal, ela tivesse então desenhado.

Converse com a criança sobre a necessidade de ouvir tudo o que uma pessoa está dizendo antes de reagir ou responder. Diga que muitas vezes não entendemos completamente o que está sendo dito, pois não vivemos as mesmas experiências das outras pessoas e, às vezes, isso também pode acontecer conosco e não sermos compreendidos/as. Afirme que, quando não entendemos bem, podemos perguntar para tirar as dúvidas. Pois o mais importante é que a mensagem seja entendida por todos/as que participam de um diálogo.

Ore com a criança, pedindo a Deus que a ensine a ouvir as pessoas e falar de forma a ser sempre bem entendido/a.

Escrito por: Rogéria de Souza Valente Frigo
Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC)