2016_06_igreja_projetoresgate

A congregação da Igreja Metodista Triângulo, na cidade de Três Rios (RJ), tem realizado um acolhedor trabalho social durante as madrugadas frias desse inverno rigoroso. Rafael Rapozo, seminarista no Instituto Bennett, atua coordenando o Projeto Resgate na cidade e promove ações de acordo com a necessidade da comunidade local, há cerca de três anos. O projeto decidiu abrir as portas do templo desde quarta-feira, dia 15, para receber pessoas desabrigadas que dormiriam no relento.

O Expositor Cristão conversou com Rafael para entender mais sobre a atuação da igreja na comunidade. Ele conta que o diferencial da congregação, é que ela também nasceu de um projeto social em uma esquina ocupada por usuários de crack, prostituição e pessoas em situação de vulnerabilidade.

2016_06_bale_projetoresgate

Crianças atendidas pelo projeto de Balé

“Em 2 anos, atendemos dependentes químicos, crianças e moradores de rua com os trabalhos sociais”, explica Rafael ao mencionar que decidiram abrir a Igreja Metodista no local para dar continuidade às ações. Triângulo é uma congregação da Igreja Central de Três Rios, e já conta com cerca de 80 membros, todos com a consciência de que o foco da igreja é social. A equipe cuida de 142 crianças oferecendo balé, aula de jiu-jitsu, aula de violão e corte de cabelo. Também atendem mulheres com curso de maquiagem e cabeleireiro em trabalhos diários.

A distribuição de sopas para moradores de rua já acontecia há cerca de um ano e meio, e também atendia dependentes químicos e pessoas carentes dos bairros vizinhos. Com a chegada de um dos invernos mais frios da cidade, a preocupação cresceu. “Meu Deus, não posso dar sopa e deixar esse pessoal na rua”, pensou Rapozo. Ele conta que os membros decidiram juntos, como igreja, abrir o salão para acolher as pessoas.

A sociedade de mulheres, jovens, crianças e liderança se envolveram, o que revela que a essência da Metodista em Triângulo é a essência de Wesley (fundador da Igreja Metodista), de servir a comunidade. O município hoje recorre a igreja pedindo ajuda em muitas situações, o que concedeu a identidade de uma igreja que presta serviço.

O SD de Três Rios, Rev. Nelson Santos de Souza, também confirma a atuação da Igreja de Triângulo como uma referência na área social. “É uma congregação que tem crescido, e que é bem atuante. Sempre que alguém percebe uma situação social, acaba ligando para o Rafael”, afirma o pastor ao mencionar que o trabalho da igreja também já é reconhecido na cidade e pela igreja.

O serviço de acolhimento é gratuito e funciona das 21h às 8h, como um abrigo provisório. Também recebe doações de todas as pessoas interessadas, independente de religião. “Essa noite foi uma experiência única para nós”, conta Rafael em um vídeo do seu Facebook onde agradece os participantes do Projeto Resgate, incluindo a população de Três Rios, equipes de espíritas e católicos que também ajudaram.

Equipe prepara a sopa para distribuição

Equipe prepara a sopa para distribuição

Na primeira noite a Igreja recebeu 12 pessoas desabrigadas, 16 no segundo dia, e agora, com a repercussão do projeto acreditam que o templo será pequeno para receber as pessoas. Alguns dos atendidos permanecem no local durante o dia tomando café, cortando o cabelo, se alimentando e o mais importante, sendo acolhidos com carinho e atenção da igreja. Você pode enviar doações de alimentos, ingredientes para sopa, agasalhos, colchões/colchonetes, roupas de cama e cobertores. Os materiais também vão atender famílias carentes da região.

Para ajudar entre em contato: 
Whatsapp: (24) 98817-9076
E-mail: resgatecanal5@gmail.com

Acompanhe a página do Projeto Resgate no Facebook.

Fotos: Equipe do Projeto Resgate

VÍDEO: Confira também a matéria que saiu na Rede Globo sobre o atendimento prestado pela Igreja Metodista de Triângulo.

 

Escrito por Sara de Paula

Comentários