Logotipo do Prêmio Melhores Práticas Caixa

 

A Organização Cristã Sem Fins Lucrativos, Diaconia, é uma das ganhadoras do 9° Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. O Projeto premiado é o banheiro redondo, que visa levar saneamento básico, preservação do meio ambiente e economia de água para famílias agriculturas do país.

 

Cerca de 2.500 pessoas são atendidas por essa tecnologia no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.

 

“Se a gente não tinha nem um quadrado, né? Aí surgiu uma novidade dessa”, conta Josefa Ninácio, moradora de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, no vídeo realizado pela Caixa Econômica Federal para apresentar os projetos ganhadores.

 

A tecnologia foi construída pela própria organização, para garantir às famílias agricultoras o acesso ao saneamento básico de baixo custo, contribuindo com a manutenção da saúde familiar e a preservação do meio ambiente como parte de um processo educativo de convivência com o Semiárido.

 

A Diaconia também disponibiliza o livro que explica a tecnologia e implementação do projeto, com linguagem simples. Acesse o site da organização para fazer download do material.
.
.

Conheça o Prêmio

 

 

 

A ação acontece desde 1999, e é inspirada no programa das Nações Unidas “As Melhores Prátias e Lideranças Locais”, e tem como objetivo colocar em prática a Agenda Habitat, documento da ONU que incentiva padrões de vida sustentável.

 

Entre as práticas ganhadoras na edição 2015-2016, também encontra-se o programa Águas do Céu, um projeto que ensina família assentadas a protegerem nascentes e florestas, e o programa Terra de todos, que incentiva a participação popular no meio rural. Conheça todos os 20 projetos vencedores na página oficial da Caixa Econômica Federal. Acesse.

 

Veja também o vídeo de divulgação do Projeto Banheiro Redondo da Diaconia, produzido pela Caixa.