2016_06_charge_20CG
No 19º Concílio Geral, conclave que ocorreu em Brasília/DF, em 2011, uma das decisões apontou para os procedimentos para a eleição dos/as bispos/as da Igreja. O procedimento começaria, então, nas igrejas locais, elegendo três presbíteros/as que seriam encaminhados/ as para os concílios distritais e, posteriormente, aos concílios regionais, que deveriam eleger três nomes para serem encaminhados ao Concílio Geral. Para o 20º Concílio Geral (#20CG) serão 38 nomes, incluindo de todos os bispos/a que se autocandidataram à reeleição. Abaixo, traçamos o perfil de cada um/a para que você saiba quem poderá voltar do 20ºCG como bispo/a da Igreja Metodista. Veja os candidatos/as de cada Região Eclesiástica.

 

1ª Região Eclesiástica

lockmannBispo Paulo de Oliveira Lockmann, 68 anos
Tem 39 anos de ministério pastoral, é casado e tem quatro filhos. É doutor em Teologia com estudos de pós­-graduação na Universidade de Marburgo, além de licenciatura em História e Teologia Novo Testamento. O Bispo Lockmann também possui especialização em Língua Hebraica e Aramaica. Iniciou o ministério pastoral muito jovem. Aos 20 anos, ainda como seminarista, pastoreou a igreja em Canoas (2ªRE), e em Copacabana/RJ. Posteriormente, como diácono, a igreja em Jardim Botânico e, como pastor ajudante, a Igreja Metodista no Catete. Assumiu como pastor integral assim que saiu na faculdade, em 1973, passando pelas igrejas do Catete, Queimados, Méier e Jardim Botânico, todas no Rio de Janeiro. Em São Paulo, passou pelas igrejas em Vila Nova Cachoeirinha e Santo Amaro. Ocupou várias funções na instituição em terras brasileiras, entre elas, foi secretário ­geral de Evangelização; professor de Novo Testamento na Faculdade de Teologia; secretário regional de Evangelização da 1ª Região; bispo assistente da Fateo; presidente do Colégio Episcopal e Cogeam. No âmbito internacional foi membro do Comitê de Evangelismo do Concílio Mundial Metodista, professor permanente do Instituto Mundial de Missões da Faculdade de Teologia Candler da Universidade de Emory (EUA), além de membro do Presidium do Concílio Mundial Metodista e presidente do Conselho das Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina (CIEMAL). Em 2012 assumiu como presidente do Concílio Mundial Metodista. Possui 15 livros publicados.

ALTERAÇÃO: O BISPO PAULO DE OLIVEIRA LOCKMANN DESISTIU DE CONCORRER AO EPISCOPADO, E ANUNCIOU SUA APOSENTADORIA. CONFIRA A NOTÍCIA COMPLETA!

paulorangelRev. Paulo Rangel dos Santos Gonçalves, 40 anos
O pastor Paulo Rangel é casado e está no ministério pastoral há 15 anos. Tem dois filhos. É bacharel em Teologia e cursa licenciatura em Ciências Sociais no polo da UMESP, em Teresópolis/RJ. Já exerceu o ministério pastoral na cidade do Rio de Janeiro nas igrejas em Vila Isabel, Grajaú, Jardim Botânico e Pilares. Em Nova Friburgo ficou nomeado por dez anos na Igreja Central. Desde 2010, Rangel é membro da Câmara Regional de Discipulado, e nos últimos dois anos foi nomeado Superintendente Distrital de Cascadura. Já ocupou outras funções regionais, por exemplo, membro do Conselho Diretor do IMFOR e da Comissão Ministerial Regional.

 

Rev. Hélio de OliveiraRev. Hélio de Oliveira, 54 anos
Casado e tem 14 anos de ministério pastoral. Tem dois filhos. É bacharel em Teologia e especialista em Gestão Estratégica nas Organizações pela Universidade Estácio de Sá. Na 1ª Região pastoreou as igrejas em Realengo, Itacuruçá, Freguesia, Curicica, Guadalupe, Fazenda da Bica e Rio da Prata. Desde 2008 que o pastor faz parte da Comissão Regional de Justiça. Já ocupou os cargos de secretário e presidente nessa comissão. O pastor Hélio é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e já ocupou várias funções dentro da organização. Possui várias condecorações, entre elas, o Prêmio Bispo Isac Aço, Boas Práticas na Área Social e Defesa dos Direitos Humanos; e várias medalhas no CBMERJ.

RonanRev. Ronan Boechat de Amorim, 54 anos
Casado há 25 anos, tem dois filhos e está no ministério pastoral há 24 anos. É bacharel em Teologia e licenciado em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett. Na 1ª Região pastoreou as igrejas em Duque de Caxias (Central e Jardim Primavera), em Belford Roxo, São João de Meriti, Vila Isabel e Jardim Botânico. Já ocupou outros cargos regionais, como: conselheiro regional dos Juvenis da 1ª Região e secretário executivo de Expansão Missionária. Foi delegado em dois concílios gerais. Coordenou a redação da Pastoral da Criança da Igreja Metodista e participou da elaboração da Pastoral Culto e Missão da Igreja Metodista.

2ª Região Eclesiástica

bispo luiz-vergilioBispo Luiz Vergílio B. da Rosa, 63 anos
O Bispo Luiz tem 33 anos de presbítero na vida da Igreja, é casado e tem duas filhas.
É mestre em Educação. Formou-­se em Teologia em 1979. Quando residiu em Porto Alegre/RS, graduou-se em Letras com habilitação em Português e Inglês, especializou-­se em Literatura e em 2001 concluiu o mestrado em Educação na UFRGS com a dissertação sobre: “Exclusão étnica: uma face do fracasso escolar, a exclusão de adolescentes negros na perspectiva de aproximação de pressupostos teóricos de inclusão”. Antes de ser eleito bispo da Igreja Metodista, no 17º Concílio Geral, em 2001, na cidade de Maringá/PR, pastoreou as igrejas no Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves e Garibaldi, Gramado, a igreja da Glória e Institucional, em Porto Alegre. Já ocupou outras funções na instituição, entre elas, conselheiro e professor no Instituto Teológico João Wesley e professor na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Foi conselheiro da UNIMEP e Superintendente do Distrito Porto Alegre, coordenador da Pastoral da Criança e Família, coordenador do Ministério de Expansão Missionária e Evangelização. Atualmente está designado como bispo assistente da Rede Metodista de Educação.

Claudio nelson kiehlRev. Cláudio Nelson Kiehl, 57 anos
Casado e tem um casal de filhos. Bacharelou-­se em Teologia em 1981. Assim que saiu da faculdade, assumiu as igrejas em Jardim Pery, Capão Bonito, Jardim Belval, Barueri e Carapicuíba, na 3ª Região. Em 1984, retornou para a 2ª Região pastoreando as igrejas em Palmeira das Missões e suas 13 Congregações no Alto Uruguai, Alegrete, Cruz Alta e suas Congregações, Central de Porto Alegre, Igreja Wesley e Congregação, além da Pastoral da Casa Susana Wesley. Foi Superintendente Distrital por dois anos. Já fez parte dos conselhos diretores das seguintes instituições metodistas de ensino: IRMA (Alegrete/RS), Instituto União (Uruguaiana/RS) e Instituto Educacional IE (Passo Fundo/RS). Foi eleito membro da Comissão Ministerial por dois anos, membro da Coream, secretário de atas do Concílio Regional por seis anos e, pela quinta vez, representa a 2ª Região em Concílios Gerais.

 

 

Foto 2 - FlavioRev. Flavio Trindade Antunes, 43 anos
O pastor Flavio tem 14 anos de casado. Dessa união conjugal nasceram os três filhos. Está no ministério pastoral há 17 anos. Concluiu o curso de Teologia em 1997, mesmo ano em que foi pastor acadêmico na igreja em Tucuruvi/SP. Depois de formado, passou pelas igrejas na 2ª Região em Santa Maria, Santana do Livramento, Sarandi, Catedral de Porto Alegre e foi coordenador da Pastoral Escolar e Universitária Centenário e Fames. Foi Superintendente Distrital, coordenador regional de expansão missionária em dois mandatos. Foi pastor na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Fez a capacitação Missionária The Mission Society e formação em nível Regional, Nacional e Internacional do International Leadership Institute. Participou por duas vezes do Seminário Mundial de Evangelização.

 

 

 

Foto 2 GeovanilsonRev. Geovanilson Rodrigues da Silva, 45 anos
Com dez anos de ministério pastoral, atua desde 2014 na 2ª Região. O pastor Geovanilson é casado e tem dois filhos. Terminou os estudos teológicos no Instituto Metodista Bennett, em 2003. Cursa mestrado em Teologia Pastoral, em São Leopoldo/RS. No ministério pastoral, exerceu seus dons no Campo Missionário Regional Cabral, em Nilópolis/RJ e Bangu, em Realengo/RJ. Na 2ª Região foi pastor da igreja em Rio Grande/RS e Pelotas/RS. Ocupou outras funções na instituição. Coordenou o Projeto de Pastoreio de Pastores/as (1ªRe) e, atualmente, é diretor do Instituto Teológico João Wesley, além de ser o assessor episcopal, Superintendente Distrital e coordenador do Projeto de Revitalização e Plantação de novas Igrejas.

 

3ª Região Eclesiástica

bispojosecarlosperesBISPO JOSÉ CARLOS PERES, 59 ANOS
O bispo Peres tem 21 anos de presbítero, é casado e tem um casal de filhos. É mestre em Teologia Prática pela UMESP. Terminou os estudos teológicos em 1994. Na 3ª Região pastoreou as igrejas em Guarulhos, Santos, Catedral de São Paulo, Tucuruvi. Foi eleito Bispo no 19º Concílio Geral, em 2011. Como pastor, foi Superintendente Distrital e membro da Coream por dois mandatos. Como liderança leiga, desenvolveu trabalhos de evangelização, foi professor de Escola Dominical e de pregação em cultos, à frente das congregações de Jardim Ângela e Embu ­Guaçu, na 3ª RE. Tem representado a Igreja Metodista como Bispo em vários eventos, além de ser o Bispo Designado para acompanhar a área de ação social da Igreja Metodista em terras brasileiras.

Pr Marcos 3REV. MARCOS ANTONIO GARCIA, 53 ANOS
O pastor Marcos é casado e tem dois filhos. São 30 anos de ministério pastoral. Concluiu o doutorado no ano 2000 em Ciências da Religião e o mestrado em 1995. Já pastoreou várias igrejas na 3ª Região. Passou por Vinhedo, São Roque, Sorocaba, Tucuruvi, Pinheiros, catedral de São Paulo e Santo Amaro. Ocupou outros cargos na instituição, sendo assessor episcopal, Superintendente Distrital por mais de dez anos, assessor e conselheiro regional da Federação de Juvenis e diretor do Centro Teológico Regional. Pela 5ª vez irá representar a 3ª Região no Concílio Geral. O pastor Marcos também já foi eleito membro da Cogeam, sendo vice­-presidente do órgão. Na área acadêmica, Marcos Garcia é professor no Adai College e no Cemec (3ª RE). Já deu aulas em outras instituições, por exemplo, na Faculdade Batista de Sistemas de Informação e Administração, no Centro Teológico Regional e escreveu textos para a Revista Cruz de Malta.

helersonREV. HELERSON ALVES NOGUEIRA, 46 ANOS
Casado, dois filhos e 23 anos de ministério pastoral. Bacharelou­se em Teologia em 1995 e concluiu o mestrado em Ciências Sociais e Religião no ano 2000, na UMESP. Possui especialização em Liderança Avançada pelo Haggai Institute. No estado de São Paulo, acumulou experiências pastorais nas igrejas em Guaianazes, Itaim Paulista, Jardim Eliza Maria, Luz, Lorena e Jardim Colorado. Ocupou várias funções regionais, como ministério regional de liturgia, assessor episcopal da juventude, consultor internacional de missões Panama City/Panama GBGM (Junta Geral de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida) e do conselho diretor do centro teológico regional. Foi membro da Coream, coordenador regional do movimento de pastoreio de pastores e, atualmente, é docente na Faculdade de Teologia.

foto perfil 3 reinaldoREV. REINALDO CARVALHO MONTEIRO, 47 ANOS
Casado, dois filhos e atualmente pastoreia a Igreja Metodista Central em Pindamonhangaba. Tem 17 anos de presbiterado. Terminou os estudos teológicos em 1996. Já pastoreou as igrejas no estado de São Paulo em Jardim Satélite, São José dos Campos, Vila Maria, Guarulhos, ponto missionário Moreira César e Congregação no Jardim Bela Vista. É supervisor missionário em São Sebastião e Superintendente Distrital no Vale do Paraíba. É bastante envolvido com o projeto missionário Uma Semana Para Jesus da 3ª Região e foi monitor e presidente do Conselho Diretor do Acampamento Betel. Nas igrejas por onde passou sempre desenvolveu o ministério de tempo integral.

4ª Região Eclesiástica

hideideREVDA. HIDEIDE APARECIDA GOMES DE BRITO TORRES, 43 ANOS
Casada, duas filhas e 12 anos de presbiterado. Está em fase de conclusão de seu doutorado na UFJF. Terminou os estudos teológicos em 1999 e, em 2001, bacharelou-­se também em Comunicação Social na UMESP. Passou por três igrejas, sendo São Conrado e Anchieta no estado do Espírito Santo, e desde 2004 está pastoreando em Cataguases, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Foi assessora regional para a Caminhada de Emaús e representante do Brasil para a Caminhada de Emaús, da Igreja Metodista Unida. Foi membro da Coream por quatro anos e, pela 4ª vez, irá representar a 4ª Região em um Concílio Geral. Como docente, já deu aulas de Cultura Religiosa na Unipac (Miraí), no Instituto Teológico João Ramos Jr., na Universidade Federal de Viçosa e é integrante do Conselho da Agência Latino-­Americana de Notícias (ALC) como representante do Ciemal. É revisora de vários periódicos, pastorais, revistas da Igreja Metodista, colunista da Revista Voz Missionária. Foi assessora do Departamento Nacional de Comunicação, sendo redatora do jornal Expositor Cristão.

 

Bispo roberto alves de souzaBISPO ROBERTO ALVES DE SOUZA, 50 ANOS
O pastor Roberto tem 25 anos de presbítero na vida da Igreja Metodista, é casado e tem uma filha. Concluiu o curso de Teologia em 1988. Fez vários cursos no Instituto de Formação Missionária, em Teresópolis/RJ, entre eles, Seminário de Visão Global, Revitalização da Igreja e Liderança Serva e Prevenção ao Uso de Drogas. Como pastor, pastoreou as igrejas no estado do Rio em Barra Mansa, Central de Teresópolis, Catete e Central de Cabo Frio. Antes de ser eleito bispo, foi Superintendente Distrital, professor no Seminário César Dacorso Filho, assessor episcopal para os alunos na Faculdade de Teologia, membro do Conselho Diretor da Fateo e Coream. Como bispo, preside a 4ª Região desde 2007. Foi designado para acompanhar o Grupo de Trabalho sobre Ecumenismo, Confederação Metodista de Homens, Concílio de Bispos da América Latina, Caribe e México, além do Concílio Mundial Metodista, em Londres. Fez três intercâmbios, sendo um para estudos da língua inglesa, na University of Evansville, EUA, e os outros dois na Igreja Metodista de Bupyeong, na Coreia do Sul, em 2011 e 2013.

Maria Rosangela de Oliveira Donato-1REVDA. MARIA ROSANGELA DE OLIVEIRA DONATO, 43 ANOS
A pastora Rosangela é casada e tem um filho. Completa este ano 9 anos de presbítera da Igreja Metodista. Formou-­se em Teologia no ano de 2006 e Psicologia em 2014. No ministério pastoral, passou por duas igrejas, sendo uma em Campo Grande, na cidade de Cariacica/ES, e a outra em Muriaé/MG, onde está nomeada atualmente. É Superintendente Distrital, assessora episcopal (MAE) e coordenadora regional de Discipulado, membro da Coream e, pela 3ª vez, irá representar a 4ª Região no Concílio Geral da Igreja Metodista. A pastora Rosangela tem dado palestras sobre discipulado em várias regiões e seminários no âmbito metodista.

wesley soares do nascimentoREV. WESLEY SOARES DO NASCIMENTO, 42 ANOS
O pastor Wesley é casado e tem três filhos. Está há 18 anos como presbítero da Igreja Metodista. Concluiu os estudos em Teologia no ano de 1997. Em 2004 participou de uma Capacitação para Conselheiros/as de Instituições de Ensino Confessional. Como pastor, depois de formado, pastoreou as igrejas em Ibitirama, no estado do Espírito Santo, em Além Paraíba e Central de Belo Horizonte, em Minas Gerais. É Superintendente Distrital desde 2008. Coordena a Câmara Regional Lares de Paz da 4ª Região. Já foi membro da Coream e representante clérigo em três concílios gerais e membro da Cogeam no período de 2007 a 2011.

5ª Região Eclesiástica

lucianojoseREV. LUCIANO JOSÉ MARTINS DA SILVA, 35 ANOS
Com apenas sete anos de presbiterado na Igreja Metodista, o pastor Luciano é uma das pessoas que irá concorrer ao episcopado pela 5ª Região. Ele é casado e tem dois filhos. Formou-­se em Teologia, em 2006, na UMESP. Pastoreou duas igrejas: Andradina, em Araçatuba/SP e Cândido Mota, em Marília/SP. Ocupou outros cargos na vida da igreja. Foi assessor da Federação Regional de Juvenis e da Câmara Regional de Discipulado, secretário regional de Atividades e Superintendente Distrital. Em Andradina foi diretor da Assistência Metodista Andradinense, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e secretário do Conselho de Pastores/as. Em Cândido Mota foi vice­-presidente do Conselho de Pastores/as e membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Cândido Mota, do Conselho da Criança e do Adolescente de Cândido Mota e membro fundador do Conselho Municipal Antidrogas.

foto_1_ Nicanor Lopes2REV. NICANOR LOPES, 57 ANOS
O pastor Nicanor formou-­se em Teologia no ano de 1981. Fez uma especialização em Capelania Hospitalar pela Unicamp e, posteriormente, doutorou-­se em Ciências da Religião em 2013. Casado, dois filhos e com 32 anos como presbítero na Igreja Metodista, o pastor desenvolveu seu ministério durante todos esses anos na 5ª Região, mesmo morando em São Bernardo do Campo, cidade onde atua como docente na UMESP. Pastoreou as igrejas em Rondonópolis, Ribeirão Preto, Nuremberg (Alemanha), Campinas, Missão Urbana Indaiatuba, Jardim Pacaembu e Monte Mor. Foi Superintendente Distrital por 15 anos, assessor de Projetos Regionais, coordenador do Ministério Regional de Administração e assessor para Dons e Ministérios. De 2000 a 2015 foi membro da Coream e, em 2016, atua como membro da Comissão Regional Ministerial. Representou a Igreja Metodista em duas Conferências Gerais no exterior, sendo uma em Portugal e a outra na Alemanha. Possui três livros publicados e vários artigos em revistas especializadas.


BISPO ADONIAS PEREIRA DO LAGO, 55 ANOS
  bispo adnoias pereira do lagoComo bispo, atualmente é o presidente do Colégio Episcopal. Casado há 30 anos, tem dois filhos e completa, em 2016, 25 anos de presbítero da Igreja e 5 anos de pastorado. A formação em Teologia se deu no ano de 1985, no Seminário Teológico Batista Independente e, no ano seguinte, fez complementação teológica na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Como pastor, após formado, pastoreou as igrejas no estado de São Paulo em Assis e Cândido Mota; passou pela central de Goiânia e Uberlândia. Foi Superintendente Distrital de 1994 a 2006 e membro da Coream. Fez parte do Conselho Diretor do Seminário Bispo Scilla Franco e representante clérigo em dois concílios gerais, em 2001 e 2006. Após a eleição episcopal, preside como bispo a 5ª Região desde 2007, ano seguinte à eleição para o ministério episcopal. Foi designado para acompanhar a área do discipulado, área administrativa da Sede Nacional e representou a Igreja Metodista em várias conferências nacionais e internacionais.

Foto 2 Pr. Natanael Pereira do LagoREV. NATANAEL PEREIRA DO LAGO, 57 ANOS
São 21 anos de experiência como presbítero da Igreja, três filhos e atividades em vários ministérios regionais. Formou-­se no Seminário Batista e complementou os créditos em 1992 na UMESP. Após a formação, pastoreou as igrejas em Presidente Venceslau, Campo Grande, Ribeirão Preto e Presidente Epitácio, todas na 5ª Região. Membro do Conselho Regional Bispo Messias Andrino, coordenador regional do ministério de oração e Superintendente Distrital de 1999 a 2001 e de 2014 até o presente. Foi membro da Coream, Comissão Ministerial e, pela 3ª vez, representa a 5ª Região em três concílios gerais. Por onde passou, o pastor fez parte do Conselho de Pastores. Como docente, atuou como professor de Hermenêutica no Seminário Interdenominacional de Montes Claros, História da Igreja no Seminário Batista do Calvário no Centro Teológico (polo de Ribeirão Preto e de Presidente Venceslau). Já participou de intercâmbios em Boston, Toronto, Nova York e Londres.

6ª Região Eclesiástica

JoaoCarlosBISPO JOÃO CARLOS LOPES, 59 ANOS
O Bispo João Carlos tem 35 de presbítero na Igreja Metodista, é casado e tem dois filhos. Preside a 6ª Região desde 1998. É doutor em Missiologia pela Asbury Theological Seminary e tem dois mestrados pela mesma instituição. Pastoreou as igrejas da 6ª Região em Londrina, Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul e Jaguapita. Foi Superintendente Distrital e, como docente, foi professor do Cemetre, do Seminário Presbiteriano Independente de Londrina, Sul-americano e no Instituto e Seminário Bíblico de Londrina e Faculdades Evangélicas do Paraná. Presidiu o Colégio Episcopal e Cogeam. Foi designado como bispo assistente da Federação Metodista de Homens, Jovens e, atualmente, é coordenador nacional de Expansão Missionária. No âmbito exterior, João Carlos é o bispo assistente da Alaime e presidente do Concílio de bispos do CIEMAL, além de vice-­presidente da “Mission Society”, membro do Conselho Diretor do Asbury Theological Seminary e do Conselho Diretor da “Go International”, nos Estados Unidos da América.

Emanuel SiqueiraREV. EMANUEL ADRIANO SIQUEIRA DA SILVA, 49 ANOS
Casado, 20 anos de presbiterado, o pastor Mano, como é conhecido, formou-­se em 1992. É pós-graduado em Ministério Pastoral e Aconselhamento Pastoral pelo Seminário Teológico Janz Team de Gramado e pelo Instituto Phileo de Curitiba. Pastoreou as igrejas em Santo Antônio da Platina, Laranjeiras do Sul e Mandaguari. Foi nomeado para outros cargos na vida da igreja, como coordenador do Ministério de Novos Pastores e Superintendente Distrital. Na 6ª Região faz parte da Câmara Regional de Discipulado e participou da delegação no Fórum Nacional de Discipulado realizado em Sabará/MG. Em 2000 foi designado como integrante da Câmara Nacional de Discipulado e membro do Conselho Diretor do Centro de Treinamento da 6ª Região. É membro em outras instituições internacionais, como a Global Kingdom Partnership Network e Comunhão Internacional de Ministros, e é fundador e presidente da Associação Internacional de Discípulos. Já foi secretário de Missões Regional por quatro anos.

 

Foto 2 - FERNANDO CESAR MONTEIROREV. FERNANDO CESAR MONTEIRO, 49 ANOS
Com duas filhas e 21 anos de presbítero na vida da igreja, o pastor Fernando é casado e se tornou também uma referência em plantação de igrejas. Ele se formou em Teologia no ano de 1992, na UMESP. Pastoreou somente três igrejas na 6ª Região. Após formado, foi nomeado para o Campo Missionário Campo Mourão, no Paraná, onde ficou por cinco anos. Posteriormente, pastoreou em Santo Antônio da Platina por 11 anos e, desde 2010, está como pastor na Igreja Metodista Central em Londrina. Desde 1998 até o presente o pastor Fernando é Superintendente Distrital. Fez intercâmbios e implantação de novas igrejas no Paraguai, Peru, Panamá e Estados Unidos da América.

 

 

 

SONY DSC

REV. JONADAB DOMINGUES DE ALMEIDA, 50 ANOS
Casado e com 22 anos de presbítero na Igreja Metodista, o pastor Jonadab tem três filhos. Concluiu o mestrado em Ciências da Religião pela UMESP em 2013. Passou por várias igrejas no Paraná: Umuarama, Iporã, Congregação de Goioerê e Congonhas, Igreja de Iporã, Telêmaco Borba, Rancho Alegre, Uraí e Cornélio Procópio. Já em São Paulo, o pastor Jonadab pastoreou as igrejas em Santos, Santo André, Arthur Alvim, São Paulo e Pinheiros. Foi assessor episcopal para acompanhamento dos/as alunos/as recomendados/as para a faculdade de teologia da 6ª Região, Superintendente Distrital, diretor executivo e capelão do Recanto Metodista Bispo Dawsey. Foi eleito para a Comissão Regional Ministerial por quatro mandatos e membro da Coream por quatro anos. Pela 4ª vez irá representar a 6ª Região no Concílio Geral, em que ocupou a função de secretário do Planejamento Nacional do 19º e 20º Concílio Geral. Fez parte do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia, do Consad, pastor de Vida Comunitária da Fateo, além de docente nesta última. Em todas as cidades onde residiu fez parte do Conselho de Pastores e do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de Telêmaco Borba/PR.

7ª Região Eclesiástica

nelsonmagalhaesREV. NELSON MAGALHÃES FURTADO, 61 ANOS
O pastor Nelson é casado e tem três filhos. Completou 31 anos de presbiterado na instituição. Possui três graduações, sendo Direito, Administração e Teologia. Como pastor, pastoreou várias igrejas na 1ª Região, entre elas, Lote XV, Magé, Saracuruna, Ubatiba, Mombuca, Mutuá e São Gonçalo. Na instituição acumulou cargos como Superintendente Distrital, presidente da Comissão de Relações Ministeriais e da Comissão Regional de Justiça. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Faculdade de Teologia da Assembleia de Deus no Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, em 2014. Também foi presidente da Comissão de Legislação do Concilio Geral 2012 e Presidente da Comissão Geral de Constituição e Justiça.

 

Foto Carla Alves Rosa 3REVDA. CARLA SIMONE FERREIRA ALVES ROSA, 42 ANOS
Casada e não tem filhos. Está há 12 anos como presbítera na vida da Igreja. Formou-se em Direito em 1999 e, quatro anos mais tarde, em Teologia. Desde 2004 está nomeada para a igreja Central, em Teresópolis/RJ. Entre os anos 2008 e 2011 assumiu a Secretaria Executiva do Discipulado na 1ª Região, Trabalho com Pastoreio de Pastores/as e Ministério de Apoio Pastoral e é membro da Comissão Regional de Justiça. Pela segunda vez é delegada para o Concílio Geral. Nos últimos dois anos foi nomeada para a Câmara Nacional de Discipulado. Na área docente é professora de Treinamento e Liderança, faz parte do quadro de professores do Programa de Orientação Vocacional e Prática Pastoral.

Foto 2 - Elson Amaral BrumREV. ELSON AMARAL BRUM, 56 ANOS
Com 21 anos de presbiterado na vida da Igreja, o pastor Elson é casado e tem dois filhos. Concluiu a faculdade de Teologia em 1996 e, em 2002, a pós-­gradação em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett. Pastoreou as igrejas no estado do Rio de Janeiro em Pádua, Valença, as igrejas centrais em Petrópolis e Cabo Frio. Está como Superintendente Distrital desde o ano 2000. Possui curso extracurricular no Programa Especial de Formação Pastoral ministrado pelo Ministério Regional de ensino.

8ª Região Eclesiástica

edineiREV. EDINEI BERTELI REOLON, 51 ANOS
O pastor Edinei é casado, tem duas filhas e 19 anos de presbítero na vida da igreja. Formou-­se em Administração em 1987 e, em 1991, licenciou-se em Teologia. Em 2009 concluiu a pós-graduação em Aconselhamento Pastoral. Pastoreou as igrejas no estado de São Paulo em Joaquim Inácio, Jardim Esmeraldina e Valinhos, todas elas no distrito de Campinas/SP. Desde 2004 está nomeado para a central de Goiânia/GO. Assumiu cargos regionais, como assessor episcopal junto à Federação de Juvenis, Superintendente Distrital, membro da Coream e, pela 3ª vez, é delegado em Concílio Geral.

 

 

 

ezequielREV. EZEQUIEL GONÇALVES INÁCIO, 49 ANOS
O pastor Ezequiel tem oito anos de presbiterado na Igreja Metodista. É casado e tem dois filhos. Terminou os estudos teológicos em 2005. Pastoreou as igrejas na 5ª e 8ª Regiões em Catalão, Gama, Taguatinga Centro, Asa Norte, Taguatinga Norte e Poços de Caldas. Já assumiu outros cargos na instituição como Superintendente Distrital e, pela primeira vez, irá em um concílio geral.

 

Fabio cosme2REV. FÁBIO COSME DA SILVA, 51 ANOS
Casado, uma filha e 20 anos de presbítero na igreja. Formou-­se em Teologia em 1993 e licenciou-­se em História em 2004. Pastoreou as igrejas da 5ª e 8ª Regiões em Santa Rita do Passa Quatro e em Ribeirão Preto, ambas em São Paulo, e em Rondonópolis, no Mato Grosso. Foi Superintendente Distrital em dois períodos: 2002 a 2007 e no último biênio.

REMA

Foto 3 Carlos Alberto T. Aves (3)BISPO CARLOS ALBERTO TAVARES ALVES, 72 ANOS
Casado, três filhos e 43 anos como presbítero na Igreja Metodista. Formou-­se em Teologia em 1973. Como pastor, sempre pastoreou igrejas na 1ª Região. Passou, depois de formado, pelas igrejas em Magé, Andorinhas e Suruí (Distrito de Duque de Caxias), Inhoaíba, Cosmos, Tingui e Santa Margarida (Distrito de Campo Grande/RJ), Três Rios, Teresópolis e Centenário (Distrito de Petrópolis), Pilares, Barros Filho, Central de Cabo Frio, Escola de Missões e, posteriormente, como bispo, preside a Região Missionária da Amazônia desde 2012. Ocupou vários cargos de liderança regional quando pastor, por exemplo, Patrimônio e Finanças, Expansão Missionária, membro do Conselho Diretor do Bennet, Capelão do Instituto Ana Gonzaga, Superintendente Distrital, diretor da Escola de Missões, assessor episcopal, além de acompanhar a Câmara Nacional de Discipulado.

ALTERAÇÃO: O BISPO CARLOS ALBERTO NÃO COMPÕE MAIS A LISTRA TRÍPLICE DA REMA, POR ULTRAPASSAR A IDADE PERMITIDA PARA CANDIDATOS/AS AO EPISCOPADO. A DECISÃO DA CGCJ SOBRE A CANDIDATURA DO BISPO PODE SER LIDA AQUI. 

pedro-magalhaesREV. PEDRO JORGE GONÇALVES MAGALHÃES, 44 ANOS
Casado, três filhos e 12 anos de presbítero. Formado em Odontologia em 1994 e Teologia em 2002. Pastoreou as igrejas em Central de Porto Velho, Vitória Régia, Central em Jaru e Metodista da Paz. Assumiu os seguintes cargos regionais: secretário executivo de Expansão Missionária, superintendente missionário do Campo Rondônia e Acre, membro do MAE (Ministério de Apoio Episcopal), coordenador Geral do Projeto 3 dias pra Jesus em Ariquemes, em Cacoal e coordenador Regional de Discipulado. Membro da Coream e delegado ao Concílio Geral e 1º suplente ao Concílio Geral.

 

Foto 2 - Luciana Soares RegoREVDA. LUCIANA SOARES RÊGO, 49 ANOS
A pastora Luciana é casada, tem dois filhos. Completou este ano nove anos de presbítera na Igreja Metodista. Fez o Curso Teológico Pastoral em 1997, bacharelou-­se em Teologia em 2004. Pastoreou as igrejas no estado de Rondônia em Jardim Eldorado, Jardim Vitória Régia, Central de Vilhena e Urupá em Ji-Paraná. É designada pelo bispo presidente da Rema para o SEASSO (Serviço Social da Polícia Militar do Estado de Rondônia ­ Capelania da PM/RO), Capelania da PM/RO no 3º Batalhão da Polícia Militar de Vilhena/RO, Superintende Distrital e para a Capelania da PM/RO do 2º Batalhão da Polícia Militar de Ji­Paraná/ RO. Já ocupou outros cargos na região, como membro da Comissão Ministerial Regional e Coream. Pela primeira vez irá a um Concílio Geral como delegada clériga.

REMNE

Bispa_Marisa_3x4_CMYKBISPA MARISA DE FREITAS FERREIRA, 55 ANOS
A Bispa Marisa tem 31 anos de presbítera na Igreja Metodista, é divorciada e formou-­se em teologia em 1982 e em Medicina em 1993. Pastoreou as igrejas em Alegre, Engenho Velho da Federação e Parque Setúbal, São Mateus, em Juiz de Fora e, está como bispa da Remne de 2002 até a presente data. Já foi Superintendente Distrital e redatora da Revista Flâmula Juvenil, representante da Igreja Metodista no CESE, secretária do Concílio da 4ª RE e da Cogeam. Como bispa, assessora a Confederação Metodista de Mulheres, o Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, Conselho Diretor do IEP, Música e Arte e é secretária do Colégio Episcopal. Em nível internacional, já representou a Igreja Metodista na Alemanha, em 1987, esteve no Concílio da Igreja Metodista Unida, em Cleveland, nos Estados Unidos, em 2000, e em Tampa, na Flórida, também no Concílio da Igreja Unida realizado em 2012.

Francisco Porto (2)2REV. FRANCISCO PORTO DE ALMEIDA JÚNIOR, 51 ANOS
O pastor Porto Júnior é casado, tem dois filhos e 19 anos de presbiterado. Formou-se em 1996 no Seminário Presbiteriano. No Ceará, pastoreou as igrejas em Castelo Encantado, Central de Fortaleza. Pastoreou em Pernambuco, Recife e João Pessoa. Em Piauí, pastoreou a igreja em Teresina. Foi Superintendente Distrital, diretor do Seminário Metodista do Nordeste (SEMENE) e coordenador de Expansão Missionária Regional. Foi membro da Coream e da Cogeam.

 

 

 

g - foto 2 - André Nunes (002)REV. ANDRÉ LUIZ DE CARVALHO NUNES, 49 ANOS
Casado, tem um casal de filhos e 24 anos de presbítero na Igreja Metodista. Formou-­se em Teologia em 1991. Terminou o doutorado em 2015. Fez especialização em Aconselhamento Pastoral em 2007. Pastoreou as igrejas em Vitória da Conquista, Campina Grande e Central de Salvador. Assumiu os cargos regionais como coordenador da Pastoral Carcerária Regional, coordenador Regional do Ministério de Avivamento e Santificação, Regional de Discipulado e Superintendente Distrital. Pela 5ª vez foi eleito para representar a Remne em concílios gerais.

 

 

 

 

FOTO 01 - PR DILSON S. DIASREV. DILSON SOARES DIAS, 56 ANOS
São 16 anos de presbítero da igreja. O pastor Dilson é casado e tem três filhos. Formou-­se em Teologia em 1996 e concluiu a pós­-graduação em Aconselhamento Pastoral em 2009. No estado da Bahia passou, ora como pastor, ora como supervisor missionário, pelas igrejas Central em Vitória da Conquista, Santa Cruz, Povoado São José, Tremedal, Itabuna, Bom Jesus da Lapa, Comunidade Lagoa das Piranhas, das Promessas, Porto Seguro, Povoado São José, Morada dos Pássaros, entre outras. Ocupou outros cargos da instituição, como Superintendente Distrital, secretário de Expansão Missionária e Grupo Gestor da Coream. Pela segunda vez representa a Remne em Concílio Geral. Já presidiu a Remne e respondeu pastoralmente durante período de licença da bispa Marisa de Freitas Ferreira. Como docente, ministra aulas no Seminário Teológico Sião, no Centro de Formação Teológica Batista Nacional.

Comentários

  1. Anônimo disse:

    2.5