Bispa Marisa, ao centro, foi umas das palestrantes | Sara de Paula

Bispa Marisa, ao centro, foi umas das palestrantes | Sara de Paula

Representantes de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias compartilharam experiências e planejamentos no Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas em um encontro presencial na Faculdade de Teologia no início de junho. O tema que motivou a participação, “Mulheres nos caminhos da missão produzem frutos de uma vida santificada”, foi norteador para o evento. Um dos assuntos abordados foi a importância de realizar trabalhos específicos pelo fim da violência contra a mulher, incentivando palestras e engajamento na campanha #QuintaFeiraUsoPreto.

“Não adianta fingir que o problema não existe”, diz Magali Araújo, presidente da Federação de Mulheres na 8ª Região. “Existe violência contra a mulher? Vamos trabalhar! De que forma? Vamos discutir e nos manifestar. Quanto mais o assunto é discutido, mais as pessoas enfrentam a realidade de uma forma coerente”, destacou Magali, que conta com o apoio da delegacia da mulher, em um projeto de palestras que conscientizam as mulheres e homens na igreja. Para a presidente da Confederação Metodista de Mulheres (CMM), Ivana Garcia Aguiar, a proposta foi desenvolver o que a Igreja em âmbito nacional já está fazendo. “Acredito que foi especial, pois trabalhamos o tema que a Igreja está desenvolvendo: a santificação, os frutos”, disse. Ivana acredita que o tema proposto gera unidade entre a igreja, e desperta as mulheres jovens que desejam desenvolver seu chamado, assim como relembra mulheres com mais idade, de que ainda há muito trabalho que elas podem fazer.

Um dos destaques foi a noite cultural, dirigida pela 1ª Região Eclesiástica, que fica no Rio de Janeiro. A presidente da CMM ressalta que o mundo olha para o estado se lembrando de Olimpíadas, festas, alegria e samba, mas que a realidade de quem vive no cotidiano também é a violência e corrupção. “Elas, estão vivendo um momento difícil, e tiveram muita sensibilidade para passar isso e fazer com que tenhamos a capacidade de ler os dois lados”, afirma.

As participantes voltaram para as regiões com desejo de agregar mais mulheres na luta contra a violência de gênero e levar a consciência de que isso é um trabalho para todas. A Revista Voz Missionária tem sido uma ferramenta essencial nessa missão. “Estamos tentando resgatar a Voz Missionária e colocamos o alvo de alcançar 1.200 assinaturas da revista em nossa região até outubro”, afirma Alessandra Namorato, SD do Distrito da Zona da Mata, em Minas Gerais.

A coordenadora do Centro Otília Chaves, Pastora Margarida Ribeiro, se mostrou grata, pois o retorno positivo das participantes confirma que aquilo que se propôs com o encontro é o que está se realizando. “Depois desses desafios, as participantes vão multiplicando as ações em suas regiões”, disse a pastora. Margarida também acredita que mulheres devem ser conhecidas como pessoas de oração e ação, para se posicionar como aquelas que dizem “sim à vida, e violência jamais”.

As representantes da Região Missionária da Amazônia (REMA) encerraram o encontro com a ministração da ceia realizada pela Bispa Marisa de Freitas, da Região Missionária do Norte e Nordeste (REMNE). “Eu estou saindo daqui capacitada”, afirmou Rosilene Gonçalves, presidente da Federação de Mulheres da REMA. Rosilene também afirmou que o encontro trouxe algo muito forte para o coração das mulheres ao abordar os frutos de uma vida santificada, tema que esteve presente também em sua ministração, onde cada um dos frutos do espírito foram representados por uma fruta típica da Amazônia.

O encontro de capacitação é realizado pelo Centro Otília Chaves, em parceria com a Universidade Metodista, FaTeo, CMM e também tem um grande apoio da Igreja Metodista da Grã-Bretanha, que pretende enviar palestrantes para a próxima edição do encontro.

Próximo encontro

A próxima Capacitação já está agendada.

O XIV Encontro de Mulheres Metodistas a Distância acontecerá no dia 27 de agosto e também é promovido pelo Centro Otília Chaves. Com o tema “Mulheres no caminho da missão proclamam a justiça e a paz”, o evento pretende alcançar um número ainda maior de participantes. Para se inscrever, escreva para centro.otiliachaves@metodista.br ou ligue para (11) 4366-5187.

Escrito por Sara de Paula
Publicado na Edição de julho do Jornal Expositor Cristão impresso

Galeria de Fotos

Confira aqui a Galeria de fotos registradas no dia do encerramento do evento.

Encontro De Capacitação De Mulheres

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar