2016_05_aguasprofundas_anuncio

Em tempos de Concílio Geral, a Angular Editora da Igreja Metodista lançou no dia 26 de abril, em Belo Horizonte/MG, um guia devocional contendo 32 reflexões pastorais. O organizador do livro, bispo Adriel de Souza Maia, explica o motivo da publicação.

“Com a motivação do tema Vá para águas profundas, apresentamos este guia devocional com início em 10 de junho e término em 11 de julho, aproveitando a importância de um tempo de oração, de reflexão e de ações do metodismo em terras brasileiras, preparando-nos para o 20º Concílio Geral”, disse.

O presidente do Colégio Episcopal, bispo Adonias Pereira do Lago, prefaciou a publicação que pode ser adquirida por R$15,00 no lançamento. Após o dia 15 de maio o valor será de R$18,50 no site da angular Editora em www.angulareditora.com.br ou pelo telefone (11) 2813-8605. Preço diferenciado para as regiões eclesiásticas e delegados/as.

Prefácio

“Vá para águas profundas é o devocionário que tenho o prazer de prefaciar e recomendar ao ministério pastoral, às lideranças leigas e aos membros do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista. Nestas 32 mensagens preparadas pelo Bispo Emérito da Igreja Metodista Adriel de Souza Maia, vocês poderão mergulhar em temas importantes sobre a vida, a missão, os dons e ministérios, o discipulado, a ação missionária da Igreja, a conexidade metodista, o governo da Igreja, bem como sobre as expectativas relativas a desafios e oportunidades desse importante conclave.

O texto oferece uma pauta oportuna convidando-nos a uma atitude de abertura a partir de três desafios: orar, refletir e agir. Ao ler a mensagem do dia, você deverá: orar pelo desafio da mensagem à luz da orientação do Espírito Santo; em seguida, refletir sobre os desafios contidos no texto indagando de que maneira essas orientações podem ser úteis ao ministério da Igreja, à minha vida, como discípula e discípulo; finalmente, sair da teo­ria para uma prática buscando ações que sejam sinalizadoras de uma vida cristã profunda ‘nos caminhos da missão produzindo frutos de santificação’.

Nessa direção, está a vitalidade do metodismo em seu compromisso com a dimensão vertical da fé cristã por meio dos chamados ‘atos de piedade’, como leitura devocional da palavra de Deus, oração, jejum, participação nos cultos, santa ceia etc.; em seu compromisso com a dimensão horizontal desembocando na solidariedade ativa aos seres humanos, especialmente aos pobres e marginalizados; em uma atitude profética diante do pecado social e de suas conse­quências nas desigualdades sociais, que contrariam os valores do reino de Deus.
Nessa interação entre vertical e horizontal, está o núcleo da vida devocional do povo metodista evidenciando-se os frutos de uma vida santificada no afã ‘de reformar a nação, particularmente a Igreja, e espalhar a santidade bíblica sobre toda a terra’ (João Wesley).

Recomendo a você, em nome do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, utilizar este devocionário pastoral em uma atitude de oração, reflexão e ações que possam somar ao contexto de uma Igreja conciliar, episcopal e conexional.

Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória parar todo o sempre. Amém! (Hebreus 13.20-21)”

Escrito por: Bispo Adonias Pereira do Lago | Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista