Foto de juvenis na Capacitação da Liderança

Foi realizada mais uma e­dição do encontro na­cio­nal de Capacitação da Li­de­rança Juvenil (Caliju).  O evento aconteceu no Insti­tuto Metodista de For­mação Mis­sionária, em Teresópolis/RJ, entre os dias 28 e 31 de janeiro.  Teve como tema Juntos somos muito mais, baseado no texto de João 17.23. Para o presidente da Confederação de Juvenis, Gustavo Leme, “além de capacitar os/as líderes que trabalham com os/as juvenis, a Caliju integra e une as regiões.  Essa foi a nossa proposta ao escolhermos a temática”.

“Estar na posição de liderança não é fácil, principalmente na fase juvenil” – Nathália Dantas

Trabalhando a unidade do corpo de Cristo como ferramenta para a expansão do Reino de Deus, o encontro contou com cerca de 300 participantes entre membros das Federações, secretários/as distritais (SD), integrantes da mesa local e líderes em potencial.   Os/as juvenis foram instruí­dos/as por pastores/as, conselheiros/as e por jovens que já fizeram parte da liderança juvenil em oficinas ministradas de acordo com a área de atuação, seja ela local, distrital ou regional. Posteriormente, receberam orientação com um conteúdo específico sobre cada cargo da mesa diretiva da sociedade. Oficinas para conselheiros/as e jovens trainees também fizeram parte da programação. ”Uma capacitação como essa é fundamental. Cada participante sai entendendo que ele/a faz parte da missão da igreja”, comenta o pastor e conselheiro nacional, Djalma Lima.  Um dos destaques foi a palestra “Estrutura da Igreja”, conduzida pelas pastoras Andreia Fernandes e Thaiana Assis e o pastor Tiago Costa.  Os/as participantes puderam refletir e tirar dúvidas, além de debater questões ligadas à organização do metodismo brasileiro enquanto instituição religiosa. ”Saber sobre o formato de trabalho da Igreja possibilita que a gente possa ter uma boa liderança”, defende a secretária distrital da 4ª Região, Vitória Pires.

Foto de Isabelle Freitas

Outro momento foi a palestra “Missão e Discipulado de acordo com os princípios da Igreja Metodista”, em que o pastor da Região Missionária do Nordeste (REMNE), eorg Emmerich, apresentou dados sobre os grupos menos alcançados pelo evangelho no Brasil, além de falar sobre os desafios missionários de sua região.   Alguns/as juvenis estavam pela primeira vez em uma Capacitação Nacional. É o caso da Juliana Sancho, presidente da Federação da 7ªRE.  “Guardarei e colocarei em prática tudo aquilo que aprendi. Nós somos uma geração de líderes
servos/as e fazemos por amor aquilo que o nosso Pai nos ordenou’’, afirma. Já a assessora financeira da Federação da 5ª Região, Jeniffer Áline, conta que “foi muito marcante, desde os/as amigos/as que fiz até os momento
s íntimos que tive com Deus”.

Para Nathália Dantas, secretária de atas e comunicação da Federação da REMNE, as experiências vivenciadas foram marcantes.  “Estar na posição de liderança não é fácil, principalmente na fase juvenil, quando o mundo nos oferece os ‘melhores’ atrativos. Ter foco é preciso; foco naqu’Ele que nos levará à eternidade’’, disse.   A secretária de atas da Confederação, Lizandra Zanetti, expressou sua alegria pela realização do evento. “Meu coração transborda gratidão ao ver o resultado de um sonho que exigiu que déssemos nosso melhor para que fosse realizado. Nosso desejo como Confederação é que cada juvenil tenha captado a essência do ‘Juntos Somos Muito Mais’, para vivê-la integralmente em suas vidas”.   Certamente as malas voltaram cheias de experiências e de novos desafios para viver e compartilhar. Juvenis com um chamado integral, líderes em potencial, uma igreja unida e capacitada para melhor servir.