2016_02_20CG_delegacoes

Representantes das delegações regionais do 20º Concílio Geral se reuniram nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, com o objetivo de organizar encaminhamentos para o conclave que acontece em julho. O encontro ocorreu no dia 23 de janeiro e as lideranças deram as seguintes direções:

Preparação do Caderno de Propostas: foram aprovados os procedimentos para acolhimento, análise e encaminhamento de sugestões de propostas originadas nas Regiões Eclesiásticas e Missionárias, além das sugestões formuladas no ambiente da própria delegação, das matérias que serão encaminhadas à Sede Nacional até o dia 29 de fevereiro/2016.
As propostas encaminhadas serão incluídas na primeira versão do Caderno de Propostas, conforme orientações publicadas na Edição de dezembro/2015 do Expositor Cristão. Até 31 de março/2015, a primeira versão do Caderno de Propostas, com todas as matérias encaminhadas, deverá ser disponibilizada para exame das delegações regionais.

Orientações da presidência: ao acolher a liderança das delegações, o bispo Adonias orientou sobre vários temas importantes nesta fase de preparação a pouco mais de cinco meses do Concílio:

  • Líderes das delegações regionais: o Bispo Presidente ressaltou a importância e a regulamentação da atuação dos/as líderes das delegações regionais, sempre em contato com a secretaria executiva e com os órgãos responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos de preparação, realização e finalização do Concílio Geral.
  • Suplentes de delegados/as: Orientou que cada delegação deverá levar ao Concílio apenas um/a suplente clérigo/a e um/a suplente leigo/a, que também terão espaço para acompanhar os trabalhos conciliares e, sendo necessário, poderão atuar como delegados/as votantes;
  • Membros não votantes do Concílio: as delegações regionais devem acolher em suas reuniões de preparação os membros não votantes que fazem parte de suas Regiões Eclesiásticas ou Missionárias (bispos/as, membros da Cogeam, presidentes das Confederações, Dep. Nacional de Trabalho com Crianças, Conselheiro/a Nacional de Juvenis, Presidentes do COGEIME, Cogimas, Conet, Conec e Conapeu).

Competência do Concílio Geral: foi feita breve apresentação sobre o artigo 106 dos Cânones 2012, que trata da competência do Concílio Geral.

Cronograma e Metodologia do Concílio: após diálogo e ajustes do cronograma de preparação, também foi apresentada proposta de metodologia, envolvendo a classificação das matérias em “Vitais”, “Demais Temas” e “Programáticas”, a serem discutidas nas delegações, em plenário e, quando for o caso, em grupo de trabalho a ser nomeado ou eleito. As matérias encaminhadas serão separadas por temas dentro das áreas de atuação da Igreja que são consideradas como “Eixos Fundamentais do 20º Concílio Geral”:

  • Expansão Missionária: Missão, Evangelização, Membros Clérigos/as, Membros Leigos/as e Igreja Local.
  • Educação: Educação Cristã – Escola Dominical, Grupos Societários e Discipulado, Educação Teológica e Educação Secular.
  • Estado e Sociedade Civil: Presença Pública, Cidadania, Comunicação, Ação Social, Pessoa Jurídica, Patrimônio, Finanças e Fisco.
  • Governo, Administração e a Legislação da Igreja: Governo, Administração, Organização Territorial, Instituições, Disciplina Eclesiástica e Legislação Canônica.

Regimento do Concílio (proposta): foi apresentada a proposta a ser discutida pelas delegações regionais que darão retorno até o final de abril/2016.

Documentos de referência que devem ser estudados: também foram indicados e disponibilizados no site nacional diversos documentos e materiais para a preparação dos/as delegados/as.

Anteprojeto do Plano Nacional Missionário: será compartilhado com as delegações até maio de 2016.

Próxima Reunião de Líderes das Delegações: está agendada para ser realizada nos dias 20 e 21 de maio de 2016, na Sede Nacional.

Seguimos com os trabalhos que já envolvem muitas pes­soas, em muitas atividades e em muitos segmentos da Igreja Metodista, contando com as orações de todos e todas pela organização e realização do 20º Concílio Geral.