2016_03_ligue180_mulher

O Ligue 180 registrou uma média de 179 relatos de agressão por dia, com um total de mais de 32 mil ligações sobre violência contra a mulher. Essa foi a última estatística divulgada pela instituição em outubro do ano passado. O Ligue 180 é o telefone da Central de Atendimento à Mulher, um disque-denúncia do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos que é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Desse total, mais da metade das ligações (16 mil casos) foram para relatar agressão física, o que representa 92 denúncias por dia. O segundo tipo de violência mais relatado foi o de agressão psicológica, com aproximadamente 10 mil casos. A perseguição de mulheres, por exemplo, é um tipo de violência que se enquadra nessa classificação. Em média, são relatados 55 casos por dia de violência psicológica contra as mulheres. A Secretaria de Políticas para as Mulheres criou a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que é composta por: agentes governamentais e não governamentais, formuladores, fiscalizadores e executores de políticas voltadas para as mulheres.

 

No site de Políticas para Mulheres, você encontra informações sobre campanhas, delegacias da mulher e outros programas de combate à violência contra as Mulheres. Acesse aqui.