Formatura na FaTeo

A Igreja Metodista irá receber, a partir de fevereiro, os/as novos/as pastores/as que se formaram em dezembro pela Faculdade de Teologia (FaTeo), em São Bernardo do Campo/SP. Foram três turmas do matutino, noturno e do Curso Teológico Pastoral. As celebrações foram ricas de significados. A cerimônia da “porta”, como em todos os anos desde o final da década de 1950, abriu as celebrações de formatura da FaTeo na sexta-feira, dia 11 de dezembro.

Estudantes enfileirados/as no corredor do edifício Beta ouviram atentamente a leitura bíblica do Evangelho de João 10.1-9, feita pela coordenadora do Curso de Teologia e do Programa de Formação da FaTeo, Profa. Dra. Blanches de Paula. A história da Cerimônia da porta foi lida pelo vice-reitor, prof. dr. Nicanor Lopes, e a palavra de saudação e acolhimento pelo reitor, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia.

Antes de passarem pela porta, que foi aberta pelo reitor, juntamente com o bispo presidente da 3ª Região Eclesiástica e que representou o Colégio Episcopal, bispo José Carlos Peres, os/as alunos/as formandos/as acompanharam o cântico Vida e Missão, entoado pelo maestro Jonas Paulo e pela musicista Liséte Espíndola. Um trecho do cântico diz “Testemunho é vida, por Jesus, Senhor, Proclamemos Cristo: Paz, Justiça e Amor!”.

Há um registro histórico de 1959 que relata o início dessa tradição. A passagem pela porta tem significado de travessia no tempo, passado e futuro, como porta de saída representando o término de importante ciclo e de entrada, simbolizando o início de uma nova fase, novos desafios pessoais e ministeriais.